Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Oscar 2021: Confira as surpresas e os grandes esnobados da premiação

Premiação fez história com número recorde de diretoras mulheres, mas deslizou nas indicações de 'Uma Noite em Miami' e 'A Voz Suprema do Blues'

Por Marcelo Canquerino Atualizado em 25 mar 2021, 17h05 - Publicado em 15 mar 2021, 17h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cena do filme 'A Voz Suprema do Blues' -
    Cena do filme 'A Voz Suprema do Blues' (//Divulgação)

    Após o anúncio oficial dos indicados ao Oscar, fatalmente algum filme acaba esnobado. Neste ano, não foi diferente. Se por um lado o Oscar acertou em indicar duas mulheres diretoras, por outro, cometeu deslizes ao ignorar Uma Noite em Miami e A Voz Suprema do Blues, além de outras produções aclamadas, que ficaram de fora das grandes categorias. Os dois filmes receberam, respectivamente, quatro e cinco indicações, mas ficaram de fora da categoria mais importante, a de melhor filme. Embora tenha recebido importantes indicações em prêmios como o Globo de Ouro, os dois títulos poderiam ter entrado na lista de melhor filme, já que o regulamento permite que até dez filmes concorram – e neste ano apenas oito foram selecionados.

    A diretora Regina King, de Uma Noite em Miami, também foi esnobada, ficando de fora da indicação de direção, bem como Aaron Sorkin, diretor de Os 7 de Chicago. Outro “esquecimento” da Academia foi o excelente Destacamento Blood, que recebeu apenas uma indicação por trilha sonora original. O filme, que acompanha a história de quatro veteranos de guerra afro-americanos que retornam ao Vietnã para procurar os restos mortais de seu comandante e um tesouro, não rendeu indicações para o diretor Spike Lee, e nem para Chadwick Boseman. O ator, que morreu em 2020, concorre postumamente na categoria de melhor ator por A Voz Suprema do Blues

    Outro filme completamente esquecido pela Academia foi Malcolm & Marie, produção da Netflix que estrela Zendaya e John David Washington, com direção de Sam Levinson. O ator Mads Mikkelsen, o protagonista de Druk – Mais uma Rodada, também foi esquecido pelos jurados na categoria de melhor ator.

    Continua após a publicidade

    Dos concorrentes brasileiros duas faltas se destacaram. A grande aposta, Bacurau, passou batido pelos membros votantes da Academia. Outro, que ficou de fora dos curtas de animação, foi Umbrella, que seria o primeiro representante nacional a concorrer na categoria. 

    Nem tudo é lamento. A 93ª edição do Oscar trouxe algumas surpresas positivas. Nomadland e Bela Vingança, produções muito elogiadas durante a temporada de premiações, foram lembrados. As presenças de Chloé Zhao e Emerald Fennell não são surpresa na categoria de direção. Em comparação à edição anterior, que não teve nenhuma indicação feminina, este ano as diretoras fizeram história: foi a primeira vez que duas mulheres foram indicadas ao prêmio de direção. 

    Outras duas surpresas positivas foram as indicações de ator coadjuvante de LaKeith Stanfield, por Judas e o Messias Negro, esnobado em outras premiações como o Globo de Ouro, e Paul Raci, por O Som do Silêncio, filme que conta com seis indicações ao todo. 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.