Peter Jackson revela que Harvey Weinstein vetou atrizes em filme
Produtor teria dito que era um ‘pesadelo’ trabalhar com Ashley Judd e Mira Sorvino, o que influenciou na escolha do diretor para ‘O Senhor dos Anéis’
O diretor Peter Jackson revelou ao site neozelandês Stuff que o produtor Harvey Weinstein vetou a participação das atrizes Ashley Judd e Mira Sorvino para a série de filmes O Senhor dos Anéis. As atrizes estão na lista formada por dezenas de profissionais do cinema e da TV que acusaram o produtor de assédio e abuso sexual.
“Eu lembro a Miramax dizendo que era um pesadelo trabalhar com elas e que nós deveríamos evitá-las a todo custo”, disse Jackson, fazendo referência à produtora de Bob e Harvey Weinstein. Como consequência, as duas atrizes deixaram de ser consideradas para papéis na saga inspirada pela obra de J.R.R. Tolkien.
“Na época, nós não tínhamos motivo para questionar o que esses caras estavam nos dizendo”, continuou o diretor. “Eu suspeito agora que nos deram falsas informações sobre essas duas atrizes muito talentosas.”
A declaração de Jackson oferece mais uma pista sobre como operava o sistema de Weinstein para assediar e abusar de mulheres e depois silenciá-las através de seu poder e influência.
Mira Sorvino chegou a dizer que se sentiu “desprezada” pela indústria cinematográfica após rejeitar os avanços do produtor. Depois das declarações de Jackson, ela foi ao Twitter agradecer o diretor. “Eu chorei. Aí está, a confirmação de que Harvey Weinstein prejudicou minha carreira, algo de que eu suspeitava mas não tinha certeza. Obrigada, Peter Jackson, por ser honesto. Estou simplesmente abatida.”
Jackson negou saber sobre as alegações de assédio sexual contra Weinstein naquela época e afirmou que desde então ele não trabalha mais com os irmãos porque eles agiam como “valentões da máfia de segunda classe”. A produção de O Senhor dos Anéis, apesar de ter começado na Miramax, acabou indo parar nas mãos da New Line Cinema, que não é dos irmãos Weinstein.
Procurado, um porta-voz de Harvey Weinstein negou que ele influenciasse a escolha de elenco de produções. “O senhor Weinstein não tem nada além de respeito por Peter Jackson. Porém, como Jackson provavelmente lembra, já que a Disney não iria financiar O Senhor dos Anéis, a Miramax perdeu o projeto e toda a escolha de elenco foi feita pela New Line”, disse. A pessoa ainda disse que Ashley Judd fez filmes da produtora de Weinstein mesmo depois da época em que o assédio teria ocorrido e que Mira também foi considerada para algumas produções.