Vídeos oficiais de Prince começaram a aparecer nesta sexta-feira no YouTube, pouco mais de um ano após a morte da estrela pop, que era um inimigo jurado do site. Os clipes de algumas de suas músicas clássicas – incluindo faixas como When Doves Cry e Let’s Go Crazy – ficaram disponíveis em uma conta oficial do cantor, ligada à Warner Brothers Records.
Prince foi um entusiasta precoce da internet, mas depois se tornou um crítico ávido, acusando a música online gratuita de ser a responsável pela degradação da remuneração dos artistas. O americano chegou a contratar uma equipe para tirar os vídeos dele da web, incluindo pequenos clipes de fãs gravados em dispositivos eletrônicos e publicados nas redes sociais.
Prince morreu em abril de 2016 em sua propriedade Paisley Park, em Minnesota, por uma overdose acidental de fortes analgésicos. Desde então, sua família intensificou os esforços para monetizar sua música – seu catálogo retornou no início deste ano a todos os principais sites de streaming, incluindo o Spotify.