Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

51% dos consumidores desconhecem as regras do rotativo

Desde abril, não é possível utilizar a modalidade por mais de 30 dias seguidos mas parte dos brasileiros ainda desconhece a mudança

Por Da redação
Atualizado em 30 ago 2017, 11h37 - Publicado em 28 ago 2017, 18h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As novas regras do rotativo do cartão continuam um mistério para 51% dos consumidores que utilizam a modalidade crédito. As informações fazem parte do Relatório de Pesquisa Comportamental de Cartão de Crédito do Procon-SP.

    Desde abril, os consumidores que não conseguem pagar o valor integral da fatura ficam no rotativo por, no máximo, 30 dias. A partir desse período, o débito pode ser quitado integralmente ou parcelado por meio de outra linha de crédito (confira aqui as regras de cada instituição financeira). A mudança visa evitar o endividamento da população – os juros do rotativo são os mais altos do mercado.

    No geral, o consumidor que desconhece as regras do rotativo tem ensino médio completo (24,30%) e possui entre 29 e 39 anos (29,91%), de acordo com a pesquisa.

    Para o levantamento, foram entrevistados mais de 300 consumidores. Dentre eles, 20% afirmaram ter feito uso do crédito rotativo a partir de 3 de abril (quando as novas regras entraram em vigor). Entretanto, 40,48% destes consumidores não tinham conhecimento das mudanças.

    Continua após a publicidade

    Outro dado também foi relevado pela pesquisa do Procon: entre os que fizeram uso do rotativo, 61,90% não conseguiram quitar o valor total da fatura após 30 dias. Os consumidores que tiveram mais dificuldade para pagar a dívida foram aqueles entre 18 e 28 anos (12,50%) – sem contar os trabalhadores com idade acima de 60 anos.

    A maioria dos que não pagaram o valor total da dívida (53,85%) financiou a dívida por meio de parcelamentos ofertados na própria fatura. Ainda assim, 42,31% informaram que não fizeram nada para refinanciar a dívida, ou seja, ficaram inadimplentes (neste grupo, 45,45% não conheciam as novas regras).

    Continua após a publicidade

    Dentre os consumidores que conheciam as regras, a maior parte (27,18%) tem entre 40 e 50 anos, ensino superior completo (35,92%) e teve acesso à informação por meio de veículos de comunicação (63,11%).

    Apenas 33,98% dos entrevistados afirmaram ter recebido a notícia pela administradora do cartão de crédito. Segundo o Procon, as empresas deveriam reavaliar a maneira com que essa informação chega aos consumidores “cumprindo assim o seu dever legal que garante ao consumidor a possibilidade de exercer de forma consciente seu papel nessa relação de consumo”.

    A maioria dos que tinham conhecimento das mudanças (60%), mas não pagaram o rotativo em 30 dias, declarou que as novas regras do rotativo não ajudam com o endividamento. Ainda assim, no geral, a maioria dos entrevistados (54,37%) afirmou que a mudança evita o acúmulo de dívidas.

    Continua após a publicidade

    Bancos

    Para o Procon, é necessário melhorar o canal de comunicação com o cliente. “Podemos afirmar que a compreensão das informações das faturas apresentou-se diretamente proporcional ao nível de escolaridade, ou seja, quanto maior a escolaridade melhor a compreensão e vice-versa. Tal fator, indica uma possível necessidade de adequação da linguagem ou formato de
    apresentação das faturas a fim de garantir a compreensão de todos os consumidores”, informa o órgão.

    As instituições financeiras foram consultadas pela reportagem de VEJA para falar sobre a divulgação das novas regras do cartão de crédito rotativo. O Santander não se pronunciou sobre o assunto.

    Continua após a publicidade

    O Bradesco informou que fez uso dos canais de comunicação para disponibilizar informações e esclarecimentos e ainda mantém um site específico para o assunto, vídeos tutoriais no YouTube, além de informativos nas faturas dos cartões, aplicativos Bradesco Celular e Bradesco Cartões – o envio de mensagens SMS também é frequente para os clientes elegíveis no uso do rotativo.

    Segundo o Itaú, a mudança no rotativo do cartão de crédito trouxe benefícios aos consumidores com a redução das taxas de juros praticadas por todo o mercado. O banco informa que realizou campanha para esclarecer aos seus clientes sobre as novas regras, como o envio de correspondências, páginas e vídeos na internet, além de preparar e capacitar os colaboradores que prestam atendimento nas centrais e agências.

    “O Itaú realizou conversas com grupos de clientes, representantes de Procons e outros órgãos de defesa do consumidor para identificar oportunidades de aprimorar a comunicação”, informa o banco.

    Continua após a publicidade

    O Banco do Brasil afirmou que tirou dúvidas sobre as regras do rotativo nas agências e central de atendimento a clientes. Segundo a instituição, ações de comunicação também foram desenvolvidas para informar os clientes, como no site do BB, nos terminais de auto atendimento e posts em redes sociais.

    Segundo a Caixa foram realizadas ações de conscientização sobre as mudanças do rotativo, como a mensagem informativa na fatura, envio de SMS para os clientes e divulgação das regras no site do banco.

    O atendimento para que as pessoas pudessem esclarecer dúvidas também foi feito nas agências e centrais de atendimento por telefone.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.