Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma
Continua após publicidade

Facebook vai perder 2 milhões de jovens neste ano, diz estudo

Número de usuários de até 24 anos terá redução mais rápida do que o previsto anteriormente, e redes sociais como Instagram e Snapchat devem se beneficiar

Por Da redação
Atualizado em 14 fev 2018, 10h36 - Publicado em 14 fev 2018, 09h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As perdas de usuários jovens no Facebook serão mais rápidas que o previsto anteriormente, e a rede social deve encerrar 2018 com 2 milhões a menos de participantes neste grupo. Os dados são de estudo da consultoria eMarketer divulgado nesta semana, e levam em conta o público dos Estados Unidos. A empresa estima que o declínio vai beneficiar aplicativos como Snapchat e Instagram.

    A conta da consultoria considera usuários com até 24 anos. Um dos motivos para a queda é a menor atratividade para jovens por causa da presença de pais e avós, segundo a analista-chefe da eMarketer, Debra Aho Williamson. 

    Uma indicação do declínio da rede social entre os mais jovens é que, pela primeira vez, o número de americanos entre 12 e 17 anos que acessa o Facebook ao menos uma vez por mês ficará abaixo da metade, segundo a pesquisa.

    A estimativa da empresa é de que o Facebook cresça menos de 1% em número de usuários neste ano, chegando a 169,5 milhões nos Estados Unidos. Mas o aumento virá dentre usuários mais velhos. O número de pessoas com menos de 11 anos cairá 9,3%. A faixa entre 12 anos e 17 anos terá perdas de 5,6% e, entre 18 anos e 24 anos, de 5,8%. “Esta é a primeira vez que prevemos declínio no número de usuários do Facebook nos Estados Unidos nesses grupos etários”, diz a consultoria.

    O estudo prevê que o Snapchat será a rede social com maior acréscimo no grupo de até 24 anos de idade, com 1,9 milhões a mais no ano. O aplicativo deve encerrar 2018 com 86,5 milhões de usuários, uma alta de 9,3%. Já o Instagram, pertencente ao Facebook, ganhará 1,6 milhões de usuários jovens, com crescimento de 13,1%, a 104,7 milhões.

    Continua após a publicidade

    “O Snapchat poderia eventualmente experimentar mais crescimento em grupos com idade mais elevada, já que está redesenhando sua plataforma para ser mais fácil de usar. A pergunta é se os usuários mais jovens ainda vão achar o Snapchat legal se mais pais e avós estiverem nele. Este é o dilema do Facebook”. disse Debra, em nota sobre a pesquisa.

    Procurado por VEJA, o Facebook não se manifestou até o momento sobre o estudo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.