Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A meia greve contra a meia reforma

Discurso é de defesa dos direitos dos trabalhadores, mas protestos são, em boa medida, reação à perda de privilégios de camadas de maior poder de pressão

Por Da redação
Atualizado em 28 abr 2017, 20h00 - Publicado em 28 abr 2017, 19h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nas capitais, houve bloqueio de vias e paralisação parcial dos transportes públicos. Mas o movimento esteve longe de ter abrangência nacional. Faltou gente (Luciano Claudino/Estadão Conteúdo)

    Unidas por uma legião de interesses diversos, as centrais sindicais prometiam parar o país nesta sexta-feira, convocando uma greve geral contra as reformas econômicas. Não foi o que aconteceu. O movimento se alastrou por todas as capitais, mas teve uma adesão modesta, com a paralisação de algumas categorias. Foi uma greve pela metade, contra reformas que também correm o risco de ficar no meio do caminho. No caso da reforma da Previdência, a economia esperada já caiu quase pela metade, com a manutenção de alguns privilégios.

    VEJA desta semana trata das mudanças propostas pelo governo e dos interesses que estão em jogo. Se a reforma trabalhista for aprovada como está, chegará ao fim a contribuição sindical obrigatória, cuja arrecadação anual gira ao redor de 4 bilhões de reais. Tamanho dinheiro fácil incentivou a proliferação de sindicatos pelo país: já são 17 000. Se a reforma da Previdência também for adiante como o previsto, chegarão ao fim as regalias que fazem com que as aposentadorias dos servidores públicos superem (em muito) as do setor privado. Ou seja, há grupos de alta influência no Congresso descontentes com o que está por vir.

    Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.