Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Runner fecha de repente e surpreende clientes; veja o que fazer

Clientes de uma unidade da academia em São Paulo se depararam com as portas fechadas e houve tumulto

Por Da redação
Atualizado em 1 ago 2017, 20h42 - Publicado em 1 ago 2017, 19h08

A academia de ginástica Runner fechou repentinamente, na última segunda-feira, sua unidade no bairro de Higienópolis, em São Paulo, surpreendendo os clientes que treinavam no local. A medida causou tumulto no local (veja vídeo abaixo) e a Polícia Militar chegou a ser acionada. A empresa prometeu a devolução dos valores pagos.

Segundo a Runner, o fechamento da unidade, que estava há mais de 20 anos no bairro, se deveu à falta de acordo entre a academia e o proprietário do imóvel. A empresa afirma que buscava mantê-la em funcionamento. “Lamentamos que o ocorrido tenha sido informado de maneira repentina, existia uma esperança de que conseguisse firmar um acordo com o proprietário do imóvel para permanência no mesmo”, disse a empresa em comunicado à imprensa.

View this post on Instagram

O triste fim daquela que já foi a melhor rede de academias de São Paulo:

A post shared by Aroldo Bariani (@aroldo46) on

A Runner disse que tinha contratos em três modalidades: pagamentos mensais com cobrança automática no cartão de crédito, contrato anual parcelado em 12 meses, e contrato anual pago à vista. No primeiro caso, as parcelas não serão mais debitadas a partir de agosto. Para pagamento parcelado, a empresa pede aos clientes que entrem em contato com a administradora para pedir o cancelamento. Por fim, quem pagou a vista será reembolsado em 30 dias.

Continua após a publicidade

A academia diz também que, embora não vá dar continuidade às atividades, manterá a equipe no local para atender os clientes da unidade.

Direito do consumidor

Procurado pela reportagem de VEJA, o Procon-SP avaliou que, no caso de haver débitos previstos em cartão de crédito, é a própria empresa quem deve entrar em contato com a administradora do cartão para solicitar o cancelamento. A companhia deve também enviar aos clientes documentação comprovando essa ação.

No caso do pagamento parcelado ser feito com débitos em conta corrente, é o cliente que deve procurar o banco e pedir o cancelamento dos lançamentos futuros. Quanto à devolução em dinheiro, a estimativa é que o prazo é razoável, e que os consumidores podem reclamar caso demore mais que isso. Para receber indenizações pelo fechamento, é preciso que haja previsão em contrato. “Em todos os casos, orientamos o consumidor a guardar todas as comunicações/orientações enviadas pela empresa”, disse em nota o órgão de defesa do consumidor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.