Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Acionistas do Facebook querem tirar Zuckerberg da presidência do conselho

Fundos defendem um conselho independente, pois empresa possui poder desproporcional e precisa agir com responsabilidade e transparência

Por Redação
Atualizado em 18 out 2018, 15h04 - Publicado em 18 out 2018, 14h08

Vários fundos públicos com participações no Facebook apoiaram nesta quarta-feira (17) uma proposta para retirar Mark Zuckerberg da presidência do conselho. Um dos argumentos é que a gigante da mídia social possui um poder desproporcional na sociedade e na economia, sofreu vários escândalos de grande porte e a necessita agir com mais responsabilidade e transparência, afirmou Scott Stringer, controlador-geral da cidade de Nova York, em comunicado.

O fundos de pensão de Nova York detêm quase 1 bilhão de dólares de ações do Facebook. A proposta de retirada de Zuckerberg foi originalmente apresentada pelo fundo Trillium Asset Management, mas ganhou o apoio dos tesoureiros de Illinois, Rhode Island e Pensilvânia, além de Stringer.

A proposta, prevista para ser votada na reunião anual de acionistas da empresa, em maio de 2019, pede ao conselho do Facebook que o cargo de Zuckerberg seja ocupado por um conselheiro independente.

“Eles têm uma responsabilidade social e financeira para serem transparentes — é por isso que estamos exigindo independência e responsabilidade na diretoria da empresa”, disse Stringer.

Continua após a publicidade

A proposta diz que a falta de supervisão independente do conselho contribuiu para que o Facebook “manuseasse indevidamente” uma série de controvérsias severas, incluindo a influência da Rússia nas eleições dos Estados Unidos e o vazamento de dados da Cambridge Analytica.

Zuckerberg tem cerca de 60% de poder de voto, de acordo com um documento regulatório de abril. A rede social não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.