Airbus projeta crescimento no Brasil e revela novos planos

Gilberto Peralta, presidente da Airbus Brasil, destaca o sucesso na aviação e o avanço no mercado de helicópteros

Por Pedro Gil 29 jun 2024, 08h00

Como está a operação da Airbus no Brasil? Estamos há 46 anos no Brasil, que é o nosso sexto maior mercado. Nossa única fábrica de helicópteros fora da Europa está aqui. Cerca de 70% desse mercado é nosso. Na aviação, quase 60% dos aviões de grande porte operando no Brasil são nossos também.

O mercado de helicópteros está aquecido? Entregamos entre um e dois helicópteros por mês. É bom, mas poderia ser melhor. A capacidade de produção existe, mas o mercado é meio limitado.

Quais os planos para o futuro? No ano que vem, finalizaremos a entrega de 47 helicópteros militares para as Forças Armadas. Estamos há quinze anos nessa operação. Em aviões, a Latam e a Azul encomendaram 120 aeronaves para os próximos cinco anos.

Como a Airbus pretende conter o avanço da Boeing e da Embraer aqui? Temos um cuidado maior com nossa cadeia de fornecimento, que é quase toda europeia. Fazemos isso melhor do que a concorrência. Além disso, temos maior qualidade de projeto.

Como a Airbus avalia o programa Voa, Brasil, que promete passagens aéreas a preços mais acessíveis? Se tivermos passagens a 200 reais, vai ser necessário ter mais avião voando. É ótimo para a gente, mas esses negócios são modismos dos governos. Então, entra governo, sai governo, vêm essas coisas. Eu não sei se funciona.

Publicado em VEJA, junho de 2024, edição VEJA Negócios nº 3

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.