Alckmin anuncia o ex-governador Jorge Viana como futuro presidente da Apex

Vice-presidente eleito confirmou também Tatiana Prazeres na Secretaria de Comércio Exterior

Por Da Redação
Atualizado em 30 dez 2022, 21h23 - Publicado em 30 dez 2022, 21h21

O ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) vai assumir a presidência da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira, 30, a nomeação do petista para o posto.Alckmin anuncia o ex-governador Jorge Viana como futuro presidente da ApexAlckmin anuncia o ex-governador Jorge Viana como futuro presidente da Apex

Na mesma ocasião, Alckmin confirmou que a executiva da área de relações internacionais, Tatiana Prazeres, comandará a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – pasta à qual a Apex está vinculada e que será chefiada pelo próprio Alckmin, que acumulará as funções de vice-presidente e ministro.

Viana governou o Acre por dois mandatos, entre 1999 e 2006. Também foi prefeito de Rio Branco (1993/1996) e senador pelo seu estado (2011/2018). Este ano, perdeu a disputa ao governo estadual para o atual governador Gladson Cameli (PP), que se reelegeu com 56,5% dos votos.

Engenheiro florestal e professor universitário, Viana já atuou na iniciativa privada e é associado a pautas ambientais, sendo um defensor de projetos de desenvolvimento sustentável. À frente da ApexBrasil, responderá pela promoção das exportações brasileiras e o estímulo à internacionalização das empresas brasileiras e aos investimentos estrangeiros.

Já a atual diretora de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Tatiana Prazeres, é servidora de carreira do próprio Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, já tendo respondido pela Secex entre 2011 e 2013, no governo Dilma Rousseff. Tatiana também atuou como conselheira sênior do ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo, e trabalhou na China entre 2019 e 2021.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.