A Amazon.com tornou-se nesta terça-feira 4 a segunda empresa dos Estados Unidos a atingir a marca de 1 trilhão de dólares em valor de mercado. A primeira foi a Apple, que alcançou essa marca no dia 2 de agosto.
O estilo agressivo da Amazon vem revolucionando a forma de atuação do varejo. Empresas tradicionais tiveram de investir em seus canais de venda on-line. Outras se inspiraram no gigante americano para criar serviços de entrega, como a possibilidade de comprar no site e retirar em outro local.
Essa revolução na forma de vender trouxe impacto para vários segmentos do comércio. Nos Estados Unidos, redes tradicionais como Kmart, Macy’s e Sports Authority fecharam várias de suas lojas. Um dos casos mais emblemáticos é o da marca Toys ‘R’ Us, que encerrou suas atividades em junho deste ano.
As ações atingiram o nível de 2.050,2677 dólares, totalizando um valor de mercado de 1 trilhão de dólares. A Amazon cruzou o limite de 2.000 dólares por ação pela primeira vez em 30 de agosto, depois de dobrar seu preço em apenas dez meses. As ações da Amazon chegaram a 1.000 dólares em 27 de outubro de 2017. Os papéis atingiram 100 dólares pela primeira vez em 23 de outubro de 2009.
(Com Reuters)