ANS suspende 46 planos de saúde em todo o país

A medida não afeta quem já é cliente de alguma das empresas. As operadoras apenas não vão poder adquirir novos clientes

Por Por Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 15h44 - Publicado em 1 mar 2019, 17h51

A Associação Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta sexta-feira, 1°, a suspensão temporária de 46 planos de saúde em todo o Brasil, envolvendo 11 operadoras. A medida não afeta quem já é cliente de alguma das empresas, ao todo 570 mil pessoas.

Na prática, as operadoras apenas não vão poder adquirir novos clientes. O motivo da suspensão são reclamações recebidas pela ANS envolvendo cobertura assistencial, prazo máximo de atendimento, entre outras coisas.

O órgão verifica trimestralmente as reclamações em cima dos planos de saúde, através do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Nesta sexta-feira foi divulgado o relatório referente ao quarto trimestre de 2018.

As operadoras envolvidas são: Posta Saúde, Salutar Seguradora, Unimed Norte/Nordeste, Unimed Rio, Unimed Natal, Unimed Vale do Aço, CAPESESP, Ami, Ameplan, Ameno, Coopus, Halsa Operadora e Hospital Bom Samaritanos. Já os planos suspensos podem ser consultados no site da ANS.

Segundo a ANS, no total, foram registradas 19.186 reclamações de natureza assistencial nos canais de atendimento. Dessas, 15.821 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento, excluindo-se as demandas finalizadas por motivos como duplicidade.

Continua após a publicidade

O que dizem as operadoras

Procurada por VEJA, a Coopus queixou-se do modelo estatístico utilizado pela ANS para definir a partir de quantas reclamações o plano é suspenso.

A Unimed-Rio informou que a suspensão de comercialização de planos é feita de acordo com um cálculo percentual da ANS e que a cooperativa possui diversos produtos, sendo que tal suspensão não traz qualquer impacto no atendimento a clientes, que permanece normalizado, e não afeta a comercialização e nem o processo de crescimento da empresa.

A Unimed Norte/Nordeste assegurou que está esforçando-se para qualificar cada vez mais o atendimento prestado, a partir de melhorias já em curso e que pretendem cada vez mais ampliar o cuidado e a atenção aos beneficiários.

Continua após a publicidade

A diretoria da Unimed Vale do Aço informou que constituiu um grupo de trabalho interno dedicado à melhoria dos indicadores monitorados pela ANS. A cooperativa acredita que o resultado dos ajustes que estão sendo feitos será percebido nas próximas avaliações da Agência.

A Unimed Natal espera que a ANS reanalise e reverta sua decisão no prazo mais curto possível. A cooperativa atestou que 75% dos seus clientes classificam o atendimento assistencial entre bom e ótimo.

A reportagem não conseguiu encontrar em contato com Salutar Seguradora, CAPESESP, Ami, Ameplan, Halsa Operadora e Hospital Bom Samaritanos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.