Maia almoça com Guedes e fala em colocar ‘trem nos trilhos’

Ministro da Economia se reuniu com o presidente da Câmara; dupla adotou tom conciliador e reafirmou confiança na reforma da Previdência

Por Da redação
Atualizado em 28 mar 2019, 16h00 - Publicado em 28 mar 2019, 15h30

Em um sinal de pacificação após os últimos dias de crise, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, para almoçar nesta quinta-feira, 28. A reunião contou com a presença de outros deputados. Logo após o encontro, ambos adotaram um discurso conciliador e a favor da reforma da Previdência.

“Vamos colocar esse trem nos trilhos para que a gente possa caminhar com velocidade. Em uma velocidade que os 12 milhões de desempregados esperam”, disse Maia. “O convidei (a Guedes) para retomarmos o diálogo sobre reforma”, continuou o presidente da Câmara ao fim do encontro. “Vamos focar no que pode melhorar o país.”

Guedes também conversou com a imprensa e disse que houve muito “ruído de comunicação” em torno da reforma, mas que ele segue confiante na aprovação da proposta.

“Houve muito combate durante a campanha, e esse barulho vai diminuir. O exercício das próprias funções daqui para a frente vai fazer com que se tenha uma convergência, uma harmonização. Eu acho que isso é natural. O barulho está um pouco acima, exatamente porque houve esse choque inicial. Mas eu tenho sido testemunha de que todos estão empenhados”, declarou o ministro.

Tensão política

Maia e Guedes botaram panos quentes no clima entre Executivo e Legislativo um dia depois de um novo capítulo da troca de farpas entre o presidente da Câmara e o presidente Jair Bolsonaro, e de Guedes afirmar em audiência no Senado que não tem apego ao cargo e que tem uma vida fora do ministério, em sinais interpretados por agentes econômicos como negativos para o futuro da reforma.

Continua após a publicidade

Após não comparecer a uma reunião na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) da Câmara nesta semana, Guedes deve ir à Casa na próxima quarta-feira. “A ida dele à Câmara na quarta vai ser muito importante”, afirmou Maia.

O deputado destacou a importância de Executivo e Legislativo trabalharem para recuperar a economia. “Certeza de que vamos juntos transformar o Brasil em uma economia forte”, disse. Maia não quis comentar os últimos embates com o presidente Jair Bolsonaro e declarou apenas que o trabalho será feito “sem farpas”.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.