Assistente da Amazon grava conversa de casal e envia áudio para conhecido
O dispositivo Echo estava instalado em todos os cômodos da residência e era responsável por controlar a temperatura, as luzes e o sistema de segurança
A assistente de voz da Amazon, Alexa, gravou conversas de um casal na cidade de Portland, nos Estados Unidos, e encaminhou os áudios para o telefone de um conhecido. O caso ocorreu no final de maio, segundo o canal de TV americano Kiro 7.
“Eu me senti invadida”, disse a consumidora, identificada como Danielle. “Uma completa invasão de privacidade. Nunca mais ligarei o dispositivo novamente, não posso mais confiar nele”.
Segundo Danielle, o Echo, aparelho da Amazon, estava instalado em todos os cômodos de sua casa e era responsável por controlar a temperatura, as luzes e o sistema de segurança. O dispositivo começou a gravar frases aleatórias ditas pelo casal – que só descobriram a gravação após serem avisados por um conhecido.
“A pessoa do outro lado da linha disse ‘desconecte seus aparelhos da Alexa agora. Vocês foram hackeados'”, disse ela. A ligação havia sido realizada por um dos funcionários de seu marido, que mora na cidade americana de Seattle. “Nós desconectamos os aparelhos e ele nos contou que recebeu áudios de nossas conversas”, contou.
Segundo Danielle, o marido demorou a acreditar no relato, até que o conhecido citou um diálogo deles sobre pisos e madeiras e encaminhou o áudio para o casal.
Após o episódio, a consumidora entrou em contato com a Amazon. “Eles disseram que seus engenheiros entraram no sistema e “conseguiram escutar exatamente o que você nos contou”. E pediram desculpas.
Ainda assim, a empresa não deu explicações sobre o ocorrido. Segundo Danielle, o dispositivo não estava configurado para enviar gravações a terceiros.
“O Echo despertou ao escutar uma palavra que soava como ‘Alexa’. Então, o restante da conversa foi gravada como se fosse um pedido para enviar mensagem. Em algum momento, a Alexa perguntou ‘Para quem?’ e interpretou o nome de uma pessoa na lista de contatos”, explicou o porta-voz da Amazon, Shelby Lichliter, para o Kiro 7.
Agora, o casal quer um reembolso da Amazon pelos dispositivos que compraram. “Um marido e mulher, na privacidade de sua casa, têm conversas que não esperam que sejam enviadas a alguém de sua lista de contatos”, disse Danielle.