Ata do Fed aumenta confiança dos investidores em corte de juros nos EUA

No entanto, ainda não há consenso sobre a magnitude da redução

Por Camila Barros, Juliana Machado Atualizado em 21 ago 2024, 18h50 - Publicado em 21 ago 2024, 17h22

A ata da última reunião realizada pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), órgão do Federal Reserve (Fed) que define a política monetária nos Estados Unidos, endossou aquilo que diversos economistas e analistas já esperavam: a chance de um corte de juros em setembro é praticamente um cenário dado.

No documento, os dirigentes destacaram que os riscos inflacionários diminuíram, enquanto a redução no ritmo da atividade econômica passou a ligar um sinal de alerta. A atividade, segundo os membros do Fomc, tem sofrido o impacto do esfriamento do mercado de trabalho, que trouxe dados mais fracos do que o esperado no último mês.

“A ata corrobora as análises de que o balanço de riscos está mais pesado no mercado de trabalho do que na inflação”, observa Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad.

A dúvida, agora, é o tamanho do corte. Segundo a ferramenta FedWatch, 61% dos agentes de mercado apostam em uma redução de 0,25 ponto percentual (p.p.), enquanto 38% espera queda de 0,55 p.p.

“A magnitude dos cortes para 2024 deve ficar mais clara após a entrevista de Jerome Powell no simpósio de Jackson Hole” diz Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos. O presidente do Fed falará no evento na sexta-feira, 23.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.