Black Friday: Reclame Aqui tem aumento de queixas
Os principais motivos de reclamações registrados foram sobre propaganda enganosa, divergência de valores e problemas na finalização da compra
O site Reclame Aqui registrou 1.374 reclamações de consumidores sobre a Black Friday nas 12 primeiras horas da promoção. Esse total representa um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período de 2016.
O principal motivo de queixa até agora foi propaganda enganosa, com 14% dos casos. Em seguida, aparecem casos de divergência de valores e problemas para finalizar as compras.
Entre os produtos que mais causaram problemas estão os smartphones, TVs e perfumes.
Em 2016, o site Reclame Aqui registrou 2.900 reclamações durante todo o plantão, sendo que 22% das queixas foram de propaganda enganosa. Um ano antes, foram 4.400 queixas.
As empresas mais reclamadas até agora são Magazine Luiza, KaBuM! e Americadas.com.
O que dizem as empresas
Procurado por VEJA, o Kabum! disse que o número de reclamação é “extremamente baixo”, que a Black Friday atrai em um dia o volume de clientes de um mês, e que reforçou o atendimento aos clientes estendendo o horário do serviço e com transmissão no YouTube para tirar dúvidas.
O Magazine Luiza informa que o Magalu tem uma equipe de 150 pessoas focada em responder às reclamações e questões. “Assim, todos os clientes foram atendidos e tiveram solução para suas reclamações.”
A rede diz ainda que o volume de queixas é absoluto, e não percentual ao total de vendas. “O Magazine Luiza recebe uma demanda altíssima de compras na Black Friday, com previsão da venda de mais de 500 mil itens. O app Magalu foi o mais baixado do Brasil, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24).”
A Americanas Online disse que não iria se pronunciar.