Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Banco Central libera consulta a ‘dinheiro esquecido’ para empresas encerradas

Valores não sacados poderão ser usados pelo governo para fechar contas públicas, conforme projeto aprovado pelo Senado

Por Leticia Yamakami Atualizado em 3 set 2024, 16h06 - Publicado em 3 set 2024, 16h04

Nesta terça-feira, 4, o Banco Central disponibilizou o acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR) para consulta de valores das empresas encerradas. “Agora, o representante legal pode entrar no SVR com a conta pessoal Gov.br, nível ouro ou prata, e assinar um termo de responsabilidade para consultar os valores”, informa o BC. Anteriormente, não era possível acessar o SVR devido à falta de certificado digital (e-CNPJ) das empresas com CNPJ inativo, o que é um requisito para entrar no sistema online por meio da conta Gov.br.

A instituição ainda explicou que o processo de consulta para empresas encerradas é parecido com o feito para verificar se pessoas falecidas também têm algum “dinheiro esquecido” em bancos ou demais instituições financeiras. Através do sistema, é possível checar em qual instituição estão os valores da empresa ou indivíduo com o CNPJ inativo, os dados de contato dessa, a faixa e a origem do valor.

Com essas informações em mãos, deve-se entrar em contato com a instituição e combinar a forma de apresentar a documentação necessária para comprovar que é representante legal da empresa encerrada ou da pessoa física. O BC também reforça que não é possível solicitar o valor diretamente pelo sistema.

De acordo com dados do próprio banco, o sistema tem ao todo 8,51 bilhões de reais esquecidos por pessoas físicas e jurídicas esperando serem resgatados. Um levantamento do mês de junho mostra que 41 milhões de pessoas físicas ainda têm dinheiro a receber, sendo um total de 6,6 bilhões de reais no sistema. Outras 3,4 milhões de empresas esqueceram um total de 1,9 bilhão de reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.