Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bancos e operadoras são multados por furar bloqueio de telemarketing

As empresas que descumprirem a proibição ficam sujeitas ao pagamento de multa que varia de 640,80 reais a 9,6 milhões de reais

Por Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h27 - Publicado em 4 set 2018, 15h32

O Procon-SP multou vinte empresas por descumprirem a lei do bloqueio de telemarketing. Em vigor desde 2009, a lei proíbe que empresas telefonem para consumidores para oferecer produtos e serviços. Entre as empresas multadas estão os bancos Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Caixa e as operadoras Claro, Vivo, Nextel e Sky.

Em São Paulo, consumidores que não querem receber ligações de telemarketing devem cadastrar o número do telefone no serviço de bloqueio do Procon (https://www.procon.sp.gov.br/bloqueiotelef). Se alguma empresa furar a proibição, o cliente deve fazer uma queixa no Procon.

As empresas que descumprirem a proibição ficam sujeitas ao pagamento de multa que varia de 640,80 reais a 9,6 milhões de reais. As vinte empresas multadas em operação contra o telemarketing irregular receberam autuações que somam 80 milhões de reais.

Desde que a lei entrou em vigor, 1,814 milhão de telefones foram cadastrados na lista dos consumidores que não querem receber chamadas comerciais. Neste período, o Procon recebeu 83.379 reclamações.

Continua após a publicidade

Outro lado

A Caixa informou que interrompeu sua operação de telemarketing ativo de vendas em 2007 e que desde então não realizou mais “abordagens telefônicas de clientes para ofertas de produtos”. O Santander diz que cumpre a legislação pertinente à utilização de telemarketing para comunicação com seus clientes.

Em nota, o Itaú Unibanco afirma que “mantém seus cadastros atualizados e respeita a legislação vigente e as solicitações de seus clientes”.

O Bradesco informou que apresentou defesa administrativa e que aguarda resultado.

Continua após a publicidade

A Claro afirma que cumpre a legislação vigente e que vai apurar as condições das reclamações apresentadas pelo Procon-SP.

A TIM diz em nota “que não recebeu a notificação sobre a suposta multa aplicada pela Fundação Procon-SP e se manifestará no momento oportuno”. “Eventuais situações fora dos padrões são analisadas pela companhia, buscando sempre a satisfação dos consumidores e o cumprimento da legislação.”

A Nextel informa que ainda não foi notificada e “que vai apurar eventuais falhas que possam estar impactando os procedimentos de abordagem com clientes.

Outras empresas procuradas ainda não se manifestaram até a publicação do texto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.