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Black Friday: conheça as promoções mais absurdas de 2016

Adidas, Extra, Ponto Frio e Americanas ofertavam descontos de até 90%

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h47 - Publicado em 21 nov 2017, 15h41

Os descontos da Black Friday devem atrair 43% dos consumidores brasileiros, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Mas é preciso ficar atento à veracidade dos descontos.

Órgãos de defesa do consumidor e sites de reclamações costumam receber aumento de queixas neste período do ano. Entre as principais reclamações estão propaganda enganosa e divergência de valores.

No ano passado, a Adidas foi uma das campeãs de reclamações após o cancelamento de várias compras realizadas durante a Black Friday. Confira as promoções mais absurdas da Black Friday de 2016, de acordo com o site Reclame Aqui.

Adidas

No segundo dia da Black Friday, um problema operacional no site da Adidas fez com que todos os produtos fossem vendidos por 129,99 reais. Com o mal-entendido, a empresa cancelou todos os pedidos realizados no sábado, 26 de novembro – a medida revoltou os consumidores e resultou em um alto índice de reclamações contra a Adidas durante aquela edição da Black Friday.

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No site do Reclame Aqui foram 743 ocorrências. Enquanto isso, o Procon-SP compilou 482 reclamações.

Site do Reclame Aqui faz campanha de alerta para promoções falsas do Black Friday

Na época, um dos consumidores afetados alegou ao Reclame Aqui que, antes da data, os lojistas anunciaram descontos de 70% a 80%. “Isso anula a possibilidade de tentar imputar ao consumidor, mesmo que subjetivamente, um comportamento provido de má-fé, sob a alegação de que claramente se tratava de um erro de fácil identificação”, afirmou ele.

O rapaz chegou a gastar 4.400 reais com os produtos da empresa. Mas, com os descontos, desembolsou apenas 1.012,62 reais.

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Ao Reclame Aqui, a Adidas informou que teve de cancelar todos os pedidos realizados entre as 6 horas e as 15 horas do dia 26/11 devido a problemas operacionais em seu site. Ela informou ainda que os consumidores teriam devolução integral dos valores.

Extra

Na edição anterior da Black Friday, o Extra ofereceu aos clientes 90% de desconto em um ar-condicionado da Samsung. Com a oferta, o preço do produto passou para 1.799 reais, ou seja, o valor “original” seria de 18.498,90 reais.

Reclame Aqui alerta fraude da Black Friday

Na época, a varejista também alterou o preço de outro ar-condicionado, o Split Springer Midea. No site da empresa, o produto recebia desconto de 85% e era comercializado de 9.999 reais por 1.399,90 reais.

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Reclame Aqui alerta fraude da Black Friday

O Ponto Frio também ofertava descontos similares durante a Black Friday de 2016. O preço do ar-condicionado Split Inverter Philco passou de 9.999 reais para 1.599,90 reais – desconto de 83%.

Reclame Aqui alerta fraude da Black Friday

Naquela edição da Black Friday, o Grupo Pão de Açúcar, dona das varejistas Extra e Ponto Frio, foi o segundo com mais reclamações no Procon-SP, 235 queixas durante o período.

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Americanas

Na loja física das Americanas, a promoção “Leve mais por menos” ofertava cerca de 80% de desconto no jogo Battlefield para PlayStation 4. O produto era comercializado de 1.199 reais por 249,90 reais. Só que preço do jogo varia entre 150 reais e 250 reais.

Site do Reclame Aqui faz campanha de alerta para promoções falsas do Black Friday

Procuradas, Adidas e Americanas não retornaram o contato até o fechamento da matéria.

Em nota, o Extra afirmou que os produtos em questão foram erroneamente apontados como participantes da Black Friday. “Todos os itens da ação promocional estavam devidamente assinalados no site, o que não era o caso dos produtos citados”.

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Ponto Frio e Extra também informaram que “a marcação do preço foi ocasionado por um erro sistêmico, prontamente corrigido assim que identificado”.

Cuidados

Para evitar cair em armadilhas, o consumidor deve pesquisar os preços com antecedência. Dessa forma saberá se o preço realmente está menor que o anunciado na Black Friday. Também é preciso ficar atento ao custo do frete. Muitas vezes, o preço do produto parece ser mais baixo, mas o frete subiu tanto que a compra fica mais cara que antes da Black Friday. Na hora de pesquisar e comparar preços, é preciso incluir o custo com frete para avaliar se há realmente vantagem econômica.

Para evitar casos em que o preço do produto anunciado muda na hora de finalizar a compra, o consumidor pode tirar um print ou fotografia da tela. Com isso, terá a prova da divergência entre o preço anunciado e o preço cobrado.

Outro problema comum é o de finalização da compra. Isso acontece quando o cliente faz a compra e na hora de pagar o site sai do ar. No ano passado, uma das empresas que mais receberam reclamações foi a Adidas, segundo o Procon-SP. A empresa cancelou cerca de 6.000 compras em razão de um problema no site que fez com que todos os produtos tivessem o mesmo preço.

Neste ano, a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, fechou uma parceria com os Procons e o site Reclame Aqui. O objetivo é intensificar a fiscalização para identificar as fraudes. O Reclame Aqui remeterá à Senacon o resultado do monitoramento digital das ofertas realizadas pelo comércio eletrônico.

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