Bolsa e dólar têm dia de queda influenciados por mercado sem viés
Ibovespa recua 0,33% e moeda dos EUA cai 0,62% com desaceleração do consumo americano e ausência de novidades da Previdência
A bolsa de valores e o dólar perderam força nesta sexta-feira, 26, seguindo a tendência do mercado internacional. Notícias positivas e negativas para a economia global fizeram com que o mercado financeiro operasse sem rumo definido. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, teve queda de 0,33% e fechou aos 96.236,04 pontos. A moeda americana caiu 0,62%, fechando aos 3,93 reais em seu valor de venda.
O desânimo dos investidores com a desaceleração econômica mundial fez com que o dia não fosse positivo, segundo Pedro Galdi, analista da Mirae Asset. “O mercado operou meio sem viés. Não tem nada novo sobre a reforma da Previdência e o mercado externo está fraco.”
Apesar do dia ruim, no acumulado da semana, a bolsa teve valorização de 1,75%. Já o dólar apresentou aumento de 0,5%.
Dados de desaceleração do consumo dos americanos, publicados no relatório do PIB dos Estados Unidos, trouxeram mais sinais de pessimismo para a economia global, de acordo com economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Pedro Paulo Silveira. Ao mesmo tempo, o valor do PIB veio acima do esperado, o que é positivo para o país.
A queda do preço do petróleo no mercado internacional teve impacto nas ações da Petrobras, as ações ordinárias da empresa (PETR3), que dão direito a voto, caíram 0,88%. As preferenciais (PETR4), as mais negociadas do índice, recuaram 1,98%. A estatal tem grande peso no índice, o que ajudou a segurar o Ibovespa para baixo.