Bolsa paulista sobe e atinge 99 mil pontos pela primeira vez

Dólar recua 0,7% com entrada de capital estrangeiro pelo leilão de privatização de aeroportos no país

Por Clara Valdiviezo 15 mar 2019, 19h31

O Ibovespa bateu recorde nesta sexta-feira, 15, ao fechar o pregão aos 99.136,74 pontos, com alta de 0,54%. A valorização foi impulsionada por cenários interno e externo favoráveis. Foi a primeira vez que o índice fechou acima dos 99.000 pontos.

Já o dólar recuou 0,72% e foi negociado, em média, a 3,82 reais para a venda. A entrada de capital estrangeiro pelo leilão de privatização de aeroportos no país teve influência na queda.

O pregão reflete um ambiente positivo para os mercados acionário e de câmbio brasileiros, de acordo com o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Pedro Paulo Silveira. “A semana acaba com quase 4% de alta do Ibovespa, isso é muito positivo”, acrescenta.

Do lado interno, a reforma da Previdência reafirma uma melhora das condições atuais do Brasil, segundo o economista.  Silveira prevê que o Ibovespa alcançará os 100.000 pontos na próxima semana, ultrapassando uma barreira histórica. 

No cenário externo, a melhora na relação entre os EUA e a China foi favorável aos mercados. O governo chinês aprovou lei que faz com que investidores locais e estrangeiros sejam tratados da mesma forma no país, conforme previamente solicitado pelo governo americano.      

Continua após a publicidade

Câmbio

Nesta sexta-feira, 15, o leilão de privatização de doze aeroportos brasileiros arrecadou 2,377 bilhões de reais, em sua maioria de capital estrangeiro, o que fortalece o mercado de câmbio, de acordo com o analista da Ativa Investimento, Ivan Arbetman.

Se os investidores tivessem confiança de que a reforma da Previdência passaria pelo governo sem sofrer alterações, a moeda norte-americana poderia atingir um patamar ainda mais baixo, segundo o analista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.