Brasil passa a aceitar visto eletrônico de turistas dos EUA

O prazo de concessão, desde a apresentação de documentos até a liberação da entrada, cai de noventa dias para 72 horas

Por Da redação
Atualizado em 25 jan 2018, 16h40 - Publicado em 25 jan 2018, 13h16

O governo brasileiro passa a facilitar a partir desta quinta-feira a emissão de vistos para turistas americanos. É que todo o processo de solicitação poderá ser feito a partir de agora pela internet. Com isso, o prazo de concessão, desde a apresentação de documentos até a liberação da entrada, cai de noventa dias para 72 horas.

De acordo com as últimas estatísticas, mais de 570.000 turistas dos Estados Unidos escolhem o Brasil como destino turístico, injetando 710,5 milhões de dólares na economia do país por ano. Os americanos são o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), medidas de facilitação de entrada dos turistas incrementam em até 25% o fluxo entre os destinos beneficiados. Pelas projeções do Ministério do Turismo, os visitantes americanos gastarão 177,6 milhões de dólares a mais na economia brasileira.

Hoje, o Brasil é o destino de apenas 0,7% dos mais de 75 milhões de turistas americanos que viajam pelo mundo. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, diz que entre o Brasil e os EUA estão todas as praias do Caribe. “Se queremos competir pelo turista internacional, temos de acabar com a burocracia e estender um tapete vermelho para ele optar pelos nossos destinos”, afirmou em nota.

A concessão eletrônica vale para vistos de turismo de lazer e de negócios. Ou seja, não inclui as modalidades de trabalho ou de estudante.

Além dos Estados Unidos, outros três países foram beneficiados com a implantação do visto eletrônico: Austrália, Canadá e Japão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.