Cade pede mais informações sobre compra da XP pelo Itaú

Órgão regulador considerou operação "complexa", e vê potencial de sobreposição em três tipos de atividades financeiras

Por Da redação
16 out 2017, 11h53

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) considerou complexa a compra da corretora XP Investimentos pelo Itaú Unibanco e pediu informações adicionais às empresas, segundo decisão publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. Com isso, o órgão público informa que o prazo para decisão pode ser prorrogado.

A Superintendência-Geral do Cade avaliou que a transação vai gerar sobreposição horizontal nas atividades de corretagem de valores, administração e gestão de recursos de terceiros e distribuição de produtos de investimentos a clientes, entre outros aspectos que podem afetar a concorrência do setor.

“Dessa forma, com o objetivo de melhor analisar a dinâmica concorrencial do mercado e as condições de rivalidade nos mercados afetados pela operação, faz-se necessário efetuar novas diligências de forma a aprofundar a análise do caso e oportunizar às partes a possibilidade de apresentação das eficiências decorrentes da operação, que poderiam contrabalançar tal concentração”, disse a superintendência em despacho.

Em maio, o Itaú anunciou o acordo para a aquisição de uma participação de 49,9% da XP Investimentos por 6,3 bilhões de reais. O acordo prevê ainda que o banco poderá elevar sua participação na corretora para 74,9% até 2022.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.