Calor bate recorde e vendas de ventiladores disparam
Em semana que foi marcada pelas temperaturas mais altas do ano no Rio e em São Paulo, varejistas dizem que vendas do produto quase dobraram
O verão começa oficialmente nesta sexta-feira, 21, mas moradores de diversas cidades do país já vêm sofrendo com a onda de calor dos últimos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro registraram nesta semana as temperaturas mais altas do ano, 34,4°C e 40,6°C respectivamente.
O calor recorde fez disparar a procura por ventiladores, apontados como uma solução mais econômica em comparação ao ar condicionado. Dados de fabricantes e da rede varejista mostram que as vendas de dezembro já superam as de igual período de 2017.
De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a expectativa é que sejam vendidos 10,353 milhões de ventiladores neste ano, volume 5% maior do que o de 2017.
Algumas das maiores lojas de varejo do país confirmaram a tendência de aumento nas vendas de ventiladores. A rede Lojas Americanas registrou em suas lojas físicas um aumento de 70% na venda média diária de ventiladores nas duas primeiras semanas de dezembro. No site, as vendas quase dobraram: tiveram um avanço de 95% em relação a 2017.
A Casas Bahia informou que a procura é alta e que os ventiladores se esgotam em poucas horas em suas lojas.