Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Câmara rejeita MP que destinaria R$ 3,5 bilhões à Eletrobras

Bloqueio do aporte pode tornar a estatal menos atrativa e atrapalhar privatização; governo diz ter 'plano B' e vai enviar nova proposta em breve

Por da Redação
21 ago 2019, 10h00

Depois de mais de quatro horas de deliberação, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na noite de terça-feira 20 a Medida Provisória 879, que previa um aporte de 3,5 bilhões de reais na Eletrobras. Um novo projeto de lei sobre o assunto deve ser enviado em breve pelo Executivo ao Congresso.

A MP ainda não tinha passado pelo Senado e caducaria nesta quarta-feira, 21. A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), sinalizou que o governo já conta com um “plano B”. De acordo com ela, a nova proposta deve ser enviada com um pedido de urgência.

O projeto autorizava a União a pagar até 3,5 bilhões de reais à Eletrobras por despesas de antigas subsidiárias já privatizadas com geração e distribuição de energia no Norte do país. O valor seria quitado até 2021. Ao longo de 2018, a Eletrobras saiu do setor de distribuição ao vender empresas em seis estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima) – as subsidiárias a quem pertencem as despesas.

Continua após a publicidade

A lei do Setor Elétrico previa o reembolso dos gastos feitos por essas subsidiárias até abril de 2016. A ideia da MP era prorrogar esse prazo por mais 14 meses, ou seja, incluindo gastos até junho de 2017.

A rejeição na Câmara pode atrapalhar os planos do governo com relação à privatização da Eletrobras, já que o aporte de 3,5 bilhões ajudaria a tornar a estatal mais atrativa ao olhar dos investidores.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.