A rede varejista Casas Bahia enfrenta problemas nesta quinta-feira 22, em uma promoção de antecipação da Black Friday. Por meio do Facebook, a rede planejava leiloar 38 produtos, um por hora, entre as 10 horas de quinta e às 23h59 de sexta-feira, 23. Porém, logo no primeiro produto, usuários relataram problemas com o sistema de leilão. A rede anunciou que entre os itens leiloados, estão um iPhone XR, um smartphone Samsung S9 e uma TV Qled Samsung de 55 polegadas.
A empresa utilizou o Messenger, do Facebook, para informar as pessoas de que o leilão estava iniciando. Porém, o “bot” – o robô que responde as mensagens automaticamente – travou. “Pessoal, estamos enfrentando problemas técnicos devido ao grande volume de acessos. Nosso time está mobilizado para normalizar a participação de todos”, era a mensagem enviada pelo Messenger por volta das 12h50.
“Pessoal, são tantas mensagens que quebramos o messenger! As mensagens estão lentas e sabemos disso. Estamos em contato com o face [assistência do Facebook] para ajustar aqui, normalizar o bot e todos conseguirem participar!”, disse a empresa em seu perfil na rede social. “#AjudaMark”, terminou o post, em alusão ao fundador da rede social, Mark Zuckerberg.
Nos comentários, os usuários relataram falta de respostas do robô, dificuldade em realizar o cadastro por meio do CPF, e impossibilidade de dar mais de um lance. Veja fez o processo de cadastramento com sucesso. Mas os lances não eram reconhecidos pelo robô.
Por volta das 14h30, usuários relataram que conseguiram dar lances para um mini system da LG. No entanto, o robô não dava informações sobre o vencedor do lance. Mas havia a informação de outros produtos já tinham sido arrematados, sem mencionar por qual valor.
A rede informou hoje à noite que enfrentou problemas técnicos devido ao grande volume de acessos. “Em contato com o Facebook, responsável pelo messenger, e a Take, responsável pelo chatbot, as empresas trabalharam em conjunto para a normalização do sistema e o leilão está acontecendo conforme previsto.”
A rede reforça que mais de seis produtos ja foram arrematados na ação “Quer Pagar Quanto”, entre eles: Smart TV Led 55′ UHD 4K, Console XBox One X Project Scorpion Edition e Lava e Seca Samsung. “Além disso, até o momento, foram realizadas mais de 8 milhões de interações no messenger, do Facebook, uma média de 20 mil usuários por hora com um pico de 50 mil usuários simultâneos.”
Na segunda-feira, a promoção Black Post do Magazine Luiza também gerou uma série de reclamações. O consumidor tinha de comprar produtos de caixas-surpresa sem saber o valor nem o objeto ofertado. Os valores variaram de 49 reais a 999 reais. Muitos consumidores reclamaram que o produto aparecia como indisponível poucos segundos após a oferta entrar no ar. Segundo a rede varejista, mais de 84 mil pessoas tentaram fazer compras na Black Post, mas só 1.037 conseguiram. Apesar das queixas, os consumidores que conseguiram a oferta publicaram mensagens de agradecimento para a empresa.