CCJ do Senado aprova o fim da escala 6×1 e proposta vai a plenário
Mudança prevê que duração normal do trabalho será de até oito horas por dia e 36 horas por semana com transição gradual
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a PEC 148/2015, que prevê a redução gradual da jornada de trabalho no Brasil para 36 horas semanais o que na prática acaba com a escala 6×1, de seis dias de trabalho por um de descanso. Agora a PEC segue para votação no plenário, o que só deve ocorrer a partir do próximo ano.
A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e que tramitava desde 2015 na Casa, altera o inciso XIII do artigo 7º da Constituição para estabelecer que a duração normal do trabalho será de até oito horas por dia e 36 horas por semana, mantendo a possibilidade de compensação de horários e negociação por acordo ou convenção coletiva.
Como seria a mudança na jornada de trabalho com o fim da escala 6×1
A mudança, caso seja aprovada, não ocorre de forma imediata. Pelo texto, a transição começa no ano seguinte à promulgação da emenda, quando o limite semanal passa das atuais 44 horas para 40 horas. A partir daí, a jornada será reduzida automaticamente em uma hora por ano, até atingir o teto final de 36 horas semanais. Até o início dessa fase de implementação, continua valendo o limite atual de 44 horas.
Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos golpistas
STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment







