Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

CCJ inverte pauta e analisa Orçamento impositivo antes da Previdência

Mudança dificulta plano do Planalto de votar a proposta das novas regras da aposentadoria ainda nesta semana; demora é vista como derrota para o governo

Por da Redação
Atualizado em 15 abr 2019, 22h07 - Publicado em 15 abr 2019, 18h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Reunião extraordinária para debater a votação da reforma da Previdência - 15/04/2019 (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

    Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara, aprovaram em votação a inversão de pauta e vão começar a analisar a proposta que amplia o Orçamento impositivo (PEC 34/19), que tira poder do Executivo sobre o Orçamento, antes do projeto da reforma da Previdência.

    Apenas PSDB, Patriota e Novo votaram contra a inversão de pauta. Até mesmo o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, foi favorável à alteração. A mudança na ordem foi aprovada por 50 votos a 5. 

    Assim, a discussão sobre as novas regras da aposentadoria (PEC 6/19) só deve começar depois que o Orçamento impositivo for analisado. Com a inversão, fica ainda mais difícil o plano do governo de votar a reforma na CCJ ainda nesta semana, antes do feriado da Páscoa. A demora em analisar a reforma da Previdência é vista como uma derrota para o governo.

    O ritmo da audiência está bem devagar. A sessão, marcada para as 14h, começou com uma hora de atraso e apenas por volta das 18h o colegiado votou o requerimento para a inversão da pauta.

    O Centrão se uniu à oposição contra o governo, conseguindo derrotar o PSL na primeira votação da comissão e atrasar o andamento da reforma da Previdência na CCJ. Líder do governo no Congresso, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) disse que conversou com parlamentares para que a reunião da comissão possa invadir a madrugada diante do que ela chamou de “kit obstrução” de partidos que impede o debate da reforma da Previdência. “Por mim, vou até as 6 da manhã na CCJ”, disse.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.