Ceagesp opera nesta sexta-feira com 90% dos produtos que comercializa
Até o dia 9, o entreposto ficará aberto 24 horas para facilitar a descarga de mercadorias e normalizar o abastecimento após a greve dos caminhoneiros
Ainda faltam produtos como mamão, melancia, melão e abacaxi, que vêm de Estados mais distantes, mas a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) deve operar nesta sexta-feira, 1º, com 90% das frutas, verduras e legumes que tinha antes da greve dos caminhoneiros. Na segunda-feira, 4, o abastecimento estará normalizado, preveem os produtores.
Nesta quinta-feira, 31, o entreposto recebeu cerca de 6.000 toneladas de produtos, pouco mais da metade da média diária do volume que vende normalmente. Batata e cebola também estão chegando, mas não em quantidade suficiente, o que também deve ocorrer na segunda-feira.
A falta de produtos fez o preço de alguns itens disparar. Pesquisa realizada pelo Procon-SP entre os dias 24 e 30 de maio mostra que o preço do quilo da batata aumentou 102,80% no período.
De acordo com Flávio Godas, economista da Ceagesp, o abastecimento de produtos procedentes de São Paulo e Minas Gerais, como laranja, limão e tomate está praticamente normalizado.
Até o dia 9, o local ficará aberto 24 horas para facilitar a descarga de mercadorias. A medida tem o objetivo de contribuir com os comerciantes para o processo de normalização das atividades do entreposto devido à greve dos caminhoneiros