CGU cassa aposentadoria de José Sérgio Gabrielli, ex-chefe da Petrobras
Controladoria tomou a decisão porque avalia que o petista praticou infrações disciplinares à frente do cargo
A Controladoria-Geral da União cassou a aposentadoria do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Para a CGU, a medida pôde ser tomada porque ele praticou infrações disciplinares quando ocupou o cargo.
Gabrielli comandou a estatal entre 2005 e 2012, durante os governos dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O ato, assinado pelo ministro substituto da CGU Valmir Gomes Dias, foi publicado na edição desta terça-feira, 24, do Diário Oficial da União. Segundo a publicação, o ex-presidente da Petrobras descumpriu deveres de servidor público, como observar as normas legais e regulares e ser leal às instituições a que servir.
O Tribunal de Contas da União investiga José Sérgio Gabrielli em processo que apura superfaturamento de obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O ex-presidente da Petrobras não tem nenhuma condenação pela Operação Lava Jato.
Gabrielli era aposentado como professor pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Outro lado
Em nota, a executiva municipal do PT de Salvador considerou a cassação como perseguição política e não tem nenhum embasamento legal.