A Apple anunciou nesta segunda-feira inovações em seu sistema operacional, o iOS 12. Entre as novidades estão recursos para reduzir o chamado vício de iPhone — a quantidade de tempo que as pessoas passam utilizando o smartphone. “São ferramentar para ajudar a limitar as distrações e entender como você gasta o seu tempo”, disse o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi.
Uma das novidades é a função “Não perturbe”, que esconde as notificações do celular durante determinados períodos. “Às vezes, você acorda no meio da noite e se depara com um monte de notificações. Com o ‘Não perturbe’, tudo o que você vê é o relógio”, explicou Federighi.
Os usuários também vão conseguir controlar quais notificações querem receber na tela de bloqueio do smartphone. “Vamos sugerir que você desative as notificações dos aplicativos que não usa mais”, disse ele.
Com a ferramenta Screen Time, o usuário passa a ter controle do tempo que passa no smartphone. O aplicativo disponibiliza relatórios semanais de atividades que mostram detalhes da utilização do aparelho. O aplicativo Limits vai permitir definir um período de uso para cada aplicativo diariamente — quando o usuário atinge o limite, um aviso aparece na tela do celular. A aplicação também pode ajudar pais a controlar o que as crianças fazem no smartphone.
Outra funcionalidade da tela de bloqueio vai agrupar até quatro notificações do mesmo aplicativo ou assunto em um só bloco.
Realidade aumentada
Com a atualização, os usuários contarão com o novo aplicativo Measure — que usa realidade aumentada para detectar automaticamente o tamanho de objetos através da câmera do celular. As novidades foram divulgadas na conferência anual para desenvolvedores da Apple, em San José, na Califórnia (Estados Unidos).
Ao dar início ao evento, o CEO da empresa, Tim Cook, avisou: “Hoje, é tudo sobre o software”. A expectativa era de que a Apple anunciasse uma nova versão do iPhone SE, smartphone econômico da marca. O rumor mais recente era de que o design do aparelho seria semelhante ao do iPhone X, com sistema de reconhecimento facial, mas o anúncio não aconteceu.
Com a tecnologia de realidade aumentada, a Apple também permite que usuários consigam “projetar” objetos em um local ao apontar a câmera do celular. Dessa forma, é possível observar como um móvel, por exemplo, fica dentro de sua casa.
Jogos também serão otimizados com o iOS 12. Será possível usar objetos físicos para criar cenários a partir da câmera de um dispositivo.
A Apple também anunciou atualização dos Animojis, os emojis animados que imitam as expressões dos usuários. Com o iOS 12, a função “tongue detection” será ativada.
Com a atualização do sistema, os usuários terão acesso ao Memoji, uma versão de emojis animados do próprio usuário.
Segundo a Apple, todos os dispositivos que suportam o iOS 11 vão receber a atualização de software. O iOS 12 será disponibilizado aos usuários a partir de setembro.