Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Comercial da Audi compara mulher a carro usado e causa revolta

Vídeo mostra mãe de noivo inspecionando noiva no altar e é parte de campanha de divulgação da certificação de automóveis usados da empresa na China

Por Da redação
Atualizado em 19 jul 2017, 19h57 - Publicado em 19 jul 2017, 17h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Comercial da Audi na China (//Reprodução)

    Um comercial da montadora alemã Audi que compara mulheres a carros usados está causando revolta na China. O anúncio é parte da campanha de divulgação do serviço de vendas de automóveis de segunda mão que são certificados pela empresa.

    O vídeo começa com um casal jovem no altar, prestes a se casar, quando a mãe do noivo interrompe a cerimônia para ‘examinar’ a noiva. Depois de verificar o nariz e as orelhas da mulher, e abrir sua boca para verificar os dentes, a mãe fica satisfeita e dá seu ‘o.k.’ aos noivos.

    Em seguida, a cena muda para um carro da Audi sendo dirigido pelas ruas com uma voz que diz: “Uma decisão importante deve ser feita com muito cuidado”. O anúncio termina mostrando um certificado usado em veículos Audi usados, com o narrador dizendo: “Apenas com certificado oficial você pode ter certeza”.

    A propaganda não foi bem recebida no país. Centenas de usuários criticaram a marca, no Weibo – rede social chinesa semelhante ao Twitter –  pelo anúncio considerado sexista. Muitos ainda disseram que vão boicotar a marca. “Isso é inaceitável”, disse um internauta, enquanto outros comentaram quão “nojenta” a campanha é.

    Continua após a publicidade

    A hashtag ‘Propaganda da Audi de carros usados’ foi vista mais de 300.000 vezes na rede social na manhã desta quarta-feira.”A maioria das empresas não sabe o conceito de equidade de gênero nem os reguladores [de publicidade] da China”, disse Li Maizi, uma ativista feminista chinesa à rede americana CNN.

    Um porta-voz da Audi disse ao jornal chinês South China Morning Post que o caso está sendo investigado e que a responsabilidade pelo comercial é do departamento de marketing do seu parceiro no país, a FAW-Volkswagen. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o anúncio.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.