Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Concessionária do aeroporto de Viracopos pede recuperação judicial

Em julho do ano passado, acionistas decidiram devolver a concessão ao governo

Por Reuters Atualizado em 7 Maio 2018, 10h22 - Publicado em 7 Maio 2018, 10h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)
    Crise macroeconômica contribuiu para frustrar a demanda de transporte de passageiros e movimentação de cargas, diz a empresa (Alexandre Battibugli/VEJA)

    A Triunfo Participações e Investimentos protocolou nesta segunda-feira pedido de recuperação judicial da concessionária do Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, São Paulo, disse a empresa. O pedido de recuperação judicial engloba as controladas Aeroportos Brasil, Aeroportos Brasil Viracopos e Viracopos Estacionamentos.

    “Não obstante os incessantes esforços de seus administradores, a situação financeira das sociedades agravou-se de forma substancial nos últimos dias, levando à decisão por parte dos acionistas do ajuizamento do pedido de recuperação judicial”, declarou a empresa, acrescentando que as operações do aeroporto seguirão dentro da normalidade.

    O consórcio Aeroportos Brasil — formado pela Triunfo, a UTC Participações e a francesa Egis Airport Operation — ganhou em fevereiro de 2012 a concessão para explorar o aeroporto por 30 anos, em conjunto com a estatal Infraero.

    Continua após a publicidade

    Segundo a Triunfo, Viracopos e seus acionistas vêm suportando prejuízos e dificuldades desde o início da operação, decorrentes de desequilíbrios econômico-financeiros do contrato de concessão e da crise macroeconômica “que contribuiu para frustrar, em níveis absolutamente exorbitantes e imprevisíveis, a demanda de transporte de passageiros e movimentação de cargas que havia sido projetada à época da licitação”.

    Em julho do ano passado, as concessionárias decidiram devolver a concessão para a União. “Entretanto, passados 9 meses do protocolo deste requerimento, até o momento não foram adotadas pelas autoridades administrativas responsáveis as medidas necessárias à qualificação do contrato de concessão no âmbito do PPI, que consiste na primeira fase do processo de relicitação”, disse a Triunfo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.