Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Copom corta juro e Selic volta a um dígito após quase 4 anos

Comitê reduziu a taxa básica em 1 ponto porcentual, a 9,25%, o menor valor desde outubro de 2013

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h22 - Publicado em 26 jul 2017, 18h12

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, manteve o ritmo de cortes na taxa básica de juros e baixou a Selic em 1 ponto percentual, para 9,25%. A decisão foi tomada por unanimidade. Essa é a sétima redução consecutiva desde outubro do ano passado. Com isso, a taxa chega ao menor patamar desde outubro de 2013, quando subiu a 9%.

O Copom considerou que as turbulências geradas com a delação de Joesley Batista, da JBS, tiveram impacto limitado, que o cenário externo é favorável ao país e que o cenário ainda é de inflação baixa para o ano.

O órgão do BC disse também que trabalhou até agora com a perspectiva da aprovação das reformas econômicas, em especial à fiscal e de crédito, para reduzir o juros. Mas sinalizou que vai levar em conta a concretização dessas medidas para determinar o o ritmo dos cortes na próxima reunião. “Para a próxima reunião, a manutenção deste ritmo dependerá da permanência das condições descritas no cenário básico do Copom e de estimativas da extensão do ciclo”, disse em nota.

A taxa Selic

A Selic é a taxa usada como referência para definir os juros pagos em diversos contratos do sistema financeiro, de empréstimos para a compra de imóveis a cartões de crédito. Ela é definida em reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), que é parte do Banco Central, em reuniões que ocorrem a cada 45 dias. O BC altera a taxa básica de juros para controlar a inflação, por meio da influência que a Selic têm na oferta de dinheiro disponível no mercado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.