Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

CVM abre processo contra Americanas, PwC e B3 em denúncia de investidores

'Inconsistências contábeis' revelaram um rombo bilionário na companhia listada no Novo Mercado da B3; dívida da Americanas chega a R$ 47,9 bi

Por Felipe Mendes Atualizado em 7 fev 2023, 15h54 - Publicado em 3 fev 2023, 08h46

A Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, deferiu uma denúncia apresentada pela Associação Brasileira de Investidores, a Abradin, acerca da conduta das empresas Americanas, PwC e B3 perante à fraude contábil bilionária envolvendo a varejista. Segundo documento expedido no dia 2, e obtido em primeira-mão por VEJA, a CVM pede que se investigue a responsabilidade das três empresas em relação à fraude contábil e, caso necessário, aplique-se as “providências administrativas cabíveis” às companhias. Há outros processos sobre o caso sendo investigados pela autarquia.

Segundo Aurélio Valporto, presidente da Abradin, a B3, a bolsa de valores de São Paulo, teria sido conivente com a Americanas, que era listada no Novo Mercado, o mais elevado índice de governança no mercado de capitais brasileiro. “A última multa que a B3 aplicou na Americanas foi em 2012, por atrasar a entrega de documentos”, diz ele. “Jamais fez questionamentos sobre as regras de governança exigidas pelo Novo Mercado. O fato de a empresa pertencer ao Novo Mercado se transformou em uma forma de induzir ao erro dos investidores.”

A crise na Americanas teve seu estopim no último dia 11 de janeiro, quando o então presidente da companhia, Sérgio Rial, revelou um rombo de 20 bilhões de reais por “inconsistências contábeis” no balanço da empresa. Uma semana depois, a varejista deu entrada a um pedido de recuperação judicial, com dívidas declaradas de 43 bilhões de reais. Nesta semana, a administração judicial da varejista, formada pelos escritórios Zveiter e Preserva, informou à 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que a dívida da companhia chega a 47,9 bilhões de reais.

Consultada pela reportagem, a CVM relatou que a abertura de processo em casos de denúncia é praxe da autarquia, ainda que o alvo da investigação não esteja em sua alçada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.