Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
ASSINE VEJA NEGÓCIOS

De graça e com vagas abertas: L’Oréal vai treinar 400 jovens em tecnologia

Empresa anunciou a expansão do programa Beleza Inclusiva e Tecnológica (BIT) que terá turmas no Brasil e na Colômbia

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 ago 2025, 18h53

O Grupo L’Oréal anunciou nesta quarta-feira, 20, a segunda edição do seu programa de capacitação em tecnologia, o Beleza Inclusiva e Tecnológica (BIT). Neste ano, a empresa vai capacitar mais de 400 jovens em habilidades digitais e socioemocionais. Criado em 2024, o programa foi expandido internacionalmente e passa a incluir a Colômbia em 2025, além de São Paulo e Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 5 de setembro e podem ser feitas pelo site da formação.

O objetivo da L’Oréal, segundo William Potenti, CIO da empresa no Brasil, é capacitar e conectar jovens às oportunidades na área de tecnologia, aumentando a diversidade e inclusão no setor.  “Mesmo com o desemprego do Brasil caindo, a gente vê um déficit de posições importante. Segundo uma pesquisa de 2023, esse déficit chega a quase meio milhão de profissionais até o final deste ano. Nós temos o nosso objetivo também de usar a tecnologia como uma alavanca para a inclusão social”, dizPotenti.

Formação além das hard skills

Na primeira edição, 150 jovens foram formados em programação, segurança digital e conceitos básicos de inteligência artificial, mas também em competências interpessoais e oito foram contratados pela empresa. “Para muitos desses jovens, até 30 anos,  pode ser até o primeiro trabalho. Então, eles precisam entender como é a dinâmica corporativa, o que não é legal fazer. A gente fala de tudo: como se comportar em uma entrevista, como criar sua página no LinkedIn, como se preparar para as primeiras interações, formalização, envio de e-mail”, diz Potenti.

A experiência no ano passado gerou aprendizados e levou a empresa a incluir novos módulos em 2025. “Ano passado, por exemplo, para os oito jovens que nós contratamos agora, quatro deles receberam um treinamento adicional de programação em ferramenta da Microsoft. E outro grupo passou por capacitação em dados e análise. Com esses dois treinamentos, eles tiveram um nível de absorção no mercado muito maior. Esse aprendizado foi incorporado no novo formato”, explica.

Para o CIO, a capacitação só faz sentido quando gera empregabilidade. “A gente sabe que a capacitação é uma ferramenta para acelerar essa agenda, mas o que vai mudar a realidade é o trabalho. Quando um indivíduo está em uma situação de não privilégio, geralmente ele não tem acesso a uma boa educação e não vai ter acesso a um trabalho digno. Para quebrar esse ciclo, a gente faz o inverso: proporciona trabalho, esse jovem consegue investir em educação e muda a situação dele de não privilégio daí em diante. Ele vira referência onde está e isso transforma a vida dele e das próximas gerações.”

Continua após a publicidade

Diversidade e impacto

O programa, voltado para jovens de até 30 anos e renda familiar de até três salários mínimos, atraiu um perfil diverso. “Ano passado tivemos 40% de mulheres e 52% de negros no programa. Isso nos surpreendeu pela atratividade, especialmente em tecnologia, onde a presença feminina ainda é pequena”, diz Potenti.

A iniciativa também ganhou repercussão e visibilidade dentro da própria companhia. “Esse programa teve um impacto interno muito grande. O CIO global ficou ciente, o líder de Recursos Humanos de Tecnologia global também está olhando de perto”, diz.  O objetivo é expandir para mais países dentro da região Américas. “Essa é uma iniciativa que tem potencial de escalar”, afirma.

O anúncio da segunda edição foi feito durante a Feira de Oportunidades, nesta quarta-feira, 20, evento realizado no entorno do escritório da L’Oréal no Rio de Janeiro, com objetivo de recrutar para oportunidades profissionais na multinacional e em empresas parceiras.  As inscrições do Beleza Inclusiva e Tecnológica também foram oferecidas na feira. “Este ano queremos oferecemos mais de mil oportunidades de emprego e mais de 5 mil vagas em capacitação através da própria L’Oréal e de parceiros”, diz Potenti.

O executivo explica que que a iniciativa é parte de uma agenda de ESG. “A gente acredita que empresas como a L’Oréal têm responsabilidade de ter uma voz ativa. O BIT é um exemplo disso: quando conectamos o mundo da educação com o mundo corporativo, criamos opções reais de oportunidade. Isso tem uma força muito grande para acelerar a inclusão, porque soluções estruturantes de longo prazo são importantes, mas são muito longe para quem precisa de oportunidade hoje.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas R$ 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.