Deputados de SP criam Segunda Sem Carne no Estado
De acordo com o projeto, fica proibido o fornecimento de carne às segundas-feiras em bares, restaurantes, escolas públicas e repartições do Estado
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o projeto de lei que institui a chamada Segunda Sem Carne em órgãos públicos do Estado. De acordo com o projeto, fica proibido o fornecimento de carne às segundas-feiras em bares, restaurantes, escolas públicas e estabelecimentos que servem alimentação dentro dos órgãos públicos.
De autoria do deputado Feliciano Filho (PEN), o projeto determina que restaurantes, lanchonetes, bares e refeitórios dos órgãos públicos fixem em local visível ao consumidor um cardápio alternativo sem carne e seus derivados.
Em sua justificativa para a criação da Segunda Sem Carne, o deputado diz que o objetivo da proposta é chamar a atenção da sociedade sobre as consequências do consumo de carne, “relacionando tal questão diretamente aos direitos dos animais, à crise ambiental, ao aquecimento global, à perda de biodiversidade, às mudanças climáticas e às diversas doenças que afligem a população humana”.
O texto vai agora para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Entidades de defesa dos animais e vegetarianas já defendem há tempos a Segunda Sem Carne como forma de mudar o hábito alimentar das pessoas.