Dia dos Pais: comércio de SP prevê aumento nas vendas de 7%

Varejo paulista deve crescer 7% em agosto, em comparação com o ano passado, diz Fecomercio

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h14 - Publicado em 28 jul 2017, 14h55

As vendas do varejo paulista devem crescer 7% em agosto em comparação com o mesmo período do ano passado, puxada pelo Dia dos Pais. Para quem ainda não comprou o presente para a data comemorativa ou pesquisa preços, uma boa notícia: alguns itens, como os microcomputadores, tiveram queda no preço em relação ao ano passado, mas o almoço fora de casa vai pesar mais no bolso. Os dados são do levantamento mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

No caso do microcomputador, os consumidores irão se deparar com preços até 20,77% mais baratos do que em 2016. Aparelhos de som e de DVD também apresentaram queda, de 3,63% e 2,76%, respectivamente.

Os produtos com faixa de preço mais baixo, como itens do vestuário e calçados, também tiveram uma leve baixa. Os preços dos agasalhos masculinos tiveram queda de 3,60%, enquanto a calça comprida masculina apresentou baixa de 0,39%.

Já os consumidores que vão comemorar a data com um almoço terão que desembolsar mais dinheiro. A alimentação fora de casa está, em média, 5,67% mais cara do que no ano anterior.

Outros itens também devem pesar mais no bolso do consumidor, segundo a Fecomercio. Os televisores tiveram alta de 1,64% no acumulado dos últimos 12 meses até junho. Na categoria de vestuário, as camisas e camisetas masculinas também sofreram com alta de 2,29%.

Continua após a publicidade

Os tênis (14,60%), sapatos masculinos (7,26%), perfumes (3,5%) e instrumentos musicais (0,33%) foram outros itens que ficaram mais caros.

Ao todo, as vendas do comércio varejista devem atingir 52,3 bilhões de reais em agosto. Na capital paulista, a expectativa é de alta de 10% no faturamento do setor, chegando a 16,9 bilhões de reais.

Mesmo com a alta no preço de alguns itens, o segmento de vestuário, tecidos e calçados será um dos mais beneficiados pelo Dia dos Pais, com aumento de 5% nas vendas de agosto. A mesma expectativa positiva é esperada para o setor de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos, cujo faturamento real deve crescer 15%.

Continua após a publicidade

Em 2016, o setor de vestuário teve uma queda de 6,1% nas vendas, enquanto o segmento de eletrodoméstico, eletrônicos e lojas de departamentos sofreu uma queda de 12,2%.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.