Salim Mattar, empresário que deve estar à frente de todas as privatizações do próximo governo, foi o quarto maior doador individual de campanha nas eleições de 2018. Entre os agraciados com os recursos, estão Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que será o ministro-chefe da Casa Civil, e Romeu Zema, governador eleito de Minas Gerais. Mattar, dono da locadora de veículos Localiza, repassou, no total, 2,92 milhões de reais para 28 candidaturas.
O empresário aceitou o convite feito pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, para assumir a Secretaria Geral de Desestatização e Desimobilização. Será essa a pasta responsável por levantar mais de 500 bilhões de reais com a venda de empresas estatais durante o governo de Jair Bolsonaro. O trabalho é estratégico: a venda dos ativos é uma das saídas propostas por Guedes para cobrir o rombo fiscal do país.
Mattar foi o terceiro maior financiador de Onyx Lorenzoni, reeleito deputado federal. Ao todo,o futuro ministro-chefe da Casa Civil recebeu 663 mil reais de doadores individuais, além da fatia de 1 milhão de reais do fundo partidário do DEM. Destes, 100 mil saíram do bolso do dono da Localiza, que também fez repasses à campanha do filho do político – Rodrigo Marques Lorenzoni (DEM-RS) concorreu para deputado estadual, mas não venceu.
O empresário foi o maior doador da campanha do governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que recebeu 700 mil reais. Nove candidatos do Novo receberam recursos.
Entre outros políticos beneficiados por Mattar estão Kim Kataguiri (DEM-SP), Arthur “Mamãe Falei” do Val (DEM-SP), com 50 mil reais cada um, e Marcel Van Hattem (Novo-RS), com 100 mil reais.
Velhos nomes do Congresso também captaram recursos. Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara dos Deputados, utilizou 200 mil reais para se reeleger. Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que concorria a reeleição ao Senado, não fez valer outros 200 mil reais doados pelo empresário. O mesmo destino teve Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que não conseguiu se reeleger ao Senado, mesmo tendo recebido 200 mil reais.
Mattar é fundador e presidente do conselho da Localiza, uma das maiores locadoras de veículos do país. O dono do império de 18 bilhões de reais já está há algum tempo envolvido na política. Em 2014, realizou doações de campanha que somaram 1,75 milhão de reais. À época, os recursos foram destinados para as campanhas de Carlos Melles e Gustavo Correa, do DEM, Cássio Cunha Lima, do PSDB, e Marcel Van Hattem, que estava no PP à época.
O empresário é membro do Instituto Millenium, organização criada por Guedes e outros economistas para promover o liberalismo. Suas associações demonstram que o empresário tem fortes convicções liberais. Ele também foi um dos fundadores do Instituto de Formação de Líderes (IFL).