Dólar turismo é vendido a R$ 5,10 em casas de câmbio em São Paulo
No cartão pré-pago, valor da moeda chega a até R$ 5,35; para quem precisa da divisa, dica de especialistas é ir comprando aos poucos
O dólar turismo, aquele utilizado em viagens internacionais e em compras realizadas pela internet, está sendo negociado ao valor de 5,10 reais em espécie em casas de câmbio em São Paulo, nesta quinta-feira, 12. Esse valor é diferente daquele acompanhado diariamente, que é referente ao dólar comercial, utilizado em transações de empresas e do governo, como importações e exportações. O dólar comercial bateu novo recorde na abertura das negociações desta quinta, ao ser negociado, em média, a 5,00 reais. A moeda, entretanto, cedeu durante a manhã e estava sendo comercializada a 4,86 reais às 12h50.
O motivo da escalada da moeda é o aumento da preocupação com a disseminação e impactos econômicos do novo coronavírus (Covid-19), devido à Organização Mundial de Saúde (OMS) ter classificado o surto como uma pandemia e o presidente norte-americano, Donald Trump, ter proibido viagens da Europa para os Estados Unidos por 30 dias.
Uma busca em casas de câmbio mostrou que a moeda em espécie vendida na cidade de São Paulo era negociada entre 5,09 reais e 5,11 reais. Já para comprar a moeda num cartão pré-pago era necessário desembolsar entre 5,31 reais e 5,35 reais. O dólar turismo é atrelado ao comercial, mas seu valor é mais caro, pois envolve o custo de operação de casas de câmbio e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Como a tendência ainda é de volatilidade para o dólar nos próximos dias, a recomendação de especialistas para quem vai viajar e precisa da moeda é que os consumidores realizem compras aos poucos, numa tentativa de evitar maiores prejuízos. Se a pessoa vai viajar daqui a seis meses, por exemplo, o ideal é ir comprando um pouco a cada mês. Além disso, é recomendável fazer um planejamento prévio do orçamento, para não gastar além da conta.