Em novo recorde negativo, Netflix perde 1 milhão de assinantes
O número é 500% maior do que os 200 mil assinantes perdidos nos três primeiros meses do ano, mas ainda assim ficou abaixo da previsão da empresa
Depois de divulgar a sua primeira perda de assinantes no primeiro trimestre de 2022, a Netflix atingiu agora um novo recorde negativo. O balanço trimestral da empresa, divulgado nesta terça-feira, 19, aponta para uma perda de 1 milhão de assinantes no segundo trimestre deste ano, a maior queda já registrada pela companhia de streaming. No total, o número é 500% acima dos 200 mil assinantes perdidos nos três primeiros meses do ano. Apesar do mau resultado, o número ficou abaixo da previsão da empresa. Cerca de dois milhões de cancelamentos de assinaturas foram previstos originalmente para o período, segundo o relatório do primeiro trimestre, divulgado em abril. As duas quedas consecutivas reafirmam a tese de reversão do negócio de streaming, motivado sobretudo pelo aumento acelerado da concorrência, que vem praticando preços competitivos além de avançar em conteúdo de grande interesse dos espectadores.
O saldo negativo de 1 milhão de assinantes considera os ganhos de novas assinaturas em relação às perdas. Até o primeiro trimestre, as perdas nunca haviam ultrapassado os ganhos. Apesar do resultado, a receita da empresa cresceu 9% no segundo trimestre, chegando a 7,9 bilhões de dólares. A Netflix fechou junho com cerca de 220,7 milhões de assinantes em todo o mundo, e ainda é a principal plataforma no mercado de streaming de filmes e séries. Nos últimos meses, uma série de movimentos foi anunciado para reverter os dados negativos, incluindo a entrada em novos mercados e um novo modelo de assinatura mais barato e com publicidade.