Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma
Continua após publicidade

Empresa faz recall por não informar que cookie contém glúten

Resolução da Anvisa determina que embalagens de alimentos devem trazer informações sobre a presença de substâncias que possam causar alergias

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 16h46 - Publicado em 5 mar 2018, 18h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A PepsiCo convocou um recall de todos os lotes da embalagem promocional ‘grátis 20 g’ do produto Cookie Choco Toddy Original. O motivo é que nela não há a informação obrigatória de que o produto contém glúten.

    O consumo de produtos com glúten pode causar riscos à saúde de pessoas celíacas ou intolerantes a esse ingrediente, como desconfortos gastrointestinais, náuseas e diarreia.

    Em seu site, a PepsiCo orienta que pessoas nessas condições não comam o produto. A empresa diz que os consumidores que tiverem essa embalagem devem entrar em contato para fazer a substituição do produto ou obter o reembolso. O contato pode ser feito por telefone (0800 703 2222) ou por e-mail (sactoddy@pepsico.com).

    A lei 10.674, de 2003, determina que todos os alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula as  inscrições “contém glúten” ou “não contém glúten”, conforme o caso.

    Desde 2016, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que embalagens de comidas e bebidas devem trazer informações sobre a presença de substâncias que possam causar alergias.

    Continua após a publicidade

    Para Cecília Cury, coordenadora do movimento Põe no Rótulo, esse fato evidencia a importância de informações sobre conteúdos alergênicos em embalagens. “Este caso mostra claramente quão relevante é o papel do rótulo para quem tem alergia alimentar ou doença celíaca, por exemplo. Qualquer falha nessa etapa coloca em risco a saúde da população e ainda pode representar um alto custo para a empresa no recolhimento do produto.”

    O Procon-SP informa que a empresa deve apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, como informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que o “fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.