Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma
Continua após publicidade

Empresários brasileiros e europeus se unem por acordo Mercosul-UE

O presidente Lula recebe nesta segunda-feira, 12, a presidente da Comissão Europeia para tratar da aproximação entre os blocos

Por Pedro Gil 12 jun 2023, 13h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação das Empresas Europeias (BusinessEurope) estão unidas pela celebração do acordo comercial do Mercosul com a União Europeia. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reunirá com o presidente Lula nesta segunda-feira, 12, para tratar, entre outros assuntos, da aproximação dos blocos.

    Em nota conjunta, a CNI e a BusinessEurope afirmam que “ao estabelecer uma das maiores áreas de livre comércio do mundo que cobriria quase um quarto da economia global e 31% das exportações mundiais de bens”, o acordo proporcionaria “benefícios concretos para ambos os blocos, inclusive no sentido de se atingir a neutralidade climática”.

    A UE e o Brasil têm tradicionalmente sido parceiros comerciais importantes. O comércio bilateral atingiu um valor recorde de quase 90,5 bilhões de euros no ano passado. Os investimentos também têm tido fortes laços, com a UE investindo mais de 277 bilhões de euros no Brasil e recebendo cerca de 132 bilhões de euros em investimentos diretos brasileiros, tornando o país o maior investidor latinoamericano na UE.

    Apesar dos números, as entidades creem que a relação está “muito abaixo do seu potencial”. “Preocupa-nos que o relacionamento atual – e potencialmente próspero – esteja cada vez mais exposto a grandes desafios globais, como aumentos significativos nos preços de energias, gargalos nas cadeias de suprimentos e atritos geopolíticos que levam o mundo à beira de uma nova onda de protecionismo prejudicial às economias”, diz a nota conjunta. “Diante dessas preocupantes tendências, o Acordo de Associação Mercosul-União Europeia torna-se mais importante do que nunca como uma resposta estratégica, abrangente e sustentada”, completa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.