Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma
Continua após publicidade

Estado de São Paulo vai começar a emitir CNH digital

Decreto que determina a criação de sistema de identificação biométrica foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira

Por Da redação
Atualizado em 22 mar 2018, 16h33 - Publicado em 22 mar 2018, 07h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Estado de São Paulo vai começar a emitir gratuitamente a versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) a partir desta quinta-feira, 22. A emissão da CNH digital será feita por meio do aplicativo do Denatran.

    O novo documento terá o mesmo valor da versão impressa, que continuará sendo emitida normalmente. Para obter a CNH digital, os condutores precisam possuir a versão impressa do documento.

    Em São Paulo, o Estado também vai oferecer o serviço gratuito de entrega via correios da CNH impressa dentro de 30 dias. Isso evita que os motoristas se desloquem a um posto de atendimento somente para retirar a carteira de habilitação, ou paguem pela entrega, como é atualmente.

    “São quatro benefícios para a sociedade. Primeiro a CNH será digital, a pessoa mostrará no celular. Já a CNH de papel a pessoa vai receber pelo correio e de graça”, disse o governador Geraldo Alckmin na cerimônia de assinatura do decreto que cria o Sistema Estadual de Coleta e Identificação Biométrica Eletrônica – Sistema Biométrico. “A biometria evita fraude e será usada por todas as áreas do governo. Depois, a economia para os cofres públicos. São medidas que facilitam a vida do cidadão”, ressaltou

    O sistema contará com o Banco de Dados Biométricos Estadual, que permitirá estender, gradativamente, a identificação pessoal biométrica a outros serviços públicos estaduais além da emissão do RG e da CNH.

    Continua após a publicidade

    Com as medidas, a identificação pessoal eletrônica será mais rápida e segura, dispensando a apresentação de cópias de documentos, agilizando o atendimento em todos os serviços que contarem com esta funcionalidade e reduzindo despesas para as pessoas.

    O documento digital já foi liberado para motoristas de Goiás, Distrito Federal, Alagoas, Rondônia, Rio Grande do Sul, Acre, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.