EUA criam 175 mil vagas de trabalho em abril, abaixo das estimativas

Dados vieram abaixo da expectativa, uma boa notícia para o mercado. Quanto menos fortalecida a atividade, maior a chance de uma política monetária flexível

Por Juliana Machado Atualizado em 8 Maio 2024, 14h02 - Publicado em 3 Maio 2024, 12h06

A economia dos Estados Unidos criou 175 mil postos de trabalho em abril, um número bastante inferior ao dado anterior, de 315 mil novas vagas, informou o Departamento de Estatísticas Trabalhistas do país hoje. O número de abril veio bem abaixo da expectativa de analistas, que esperavam a criação de 243 mil postos de trabalho no mês.

Os números do chamado “payroll”, o relatório de emprego dos Estados Unidos, são relevantes para o mercado financeiro porque mostram o quão aquecida está a economia americana, o que tem, por sua vez, implicações para a inflação. Quanto menos fortalecida a atividade econômica, menor a chance de uma inflação elevada e, portanto, maior a chance de uma política monetária mais flexível, com juros menores.

Em abril, a abertura de vagas de trabalho aconteceu principalmente nos setores de saúde, assistência social, transporte e armazéns. A taxa de desemprego no país foi de 3,9%, levemente abaixo do dado anterior, de 3,8%, e também em relação ao consenso de mercado, também de 3,8%. Os ganhos por horas trabalhadas cresceram 0,2% em abril na comparação com o mês anterior e 3,9% em relação a abril do ano passado, ambos praticamente em linha com a expectativa de economistas.

Com os dados mais fracos do payroll nesta manhã, o mercado reage com bom humor. Há pouco, o Ibovespa tinha alta de 1,5%, retomando a casa dos 128 mil pontos, enquanto o dólar tinha baixa de 0,88%, a 5,0655 reais. Nos Estados Unidos, as bolsas americanas também operam em alta: o Dow Jones avança 1,39%, o S&P 500 sobe 1,27% e o Nasdaq tem valorização de 2,03%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.