Fiat aposenta o Palio após 22 anos
Com 3 milhões de unidades comercializadas, veículo chegou a ser o modelo mais vendido do país em 2014, desbancando o Gol, da Volkswagen
A Fiat deixou de produzir o Palio neste ano – a data exata não foi informada pela empresa. A interrupção da fabricação do automóvel faz parte da estratégia de renovação de portfólio de produtos da montadora.
Com a suspensão, deixaram de ser produzidas as versões Palio Fire e Palio Way.
Lançado em 1996, o carro concorria no mesmo segmento de mercado que o Gol, da concorrente Volkswagen, e vendeu cerca de 3 milhões de unidades no país. O carro da Fiat chegou a desbancar o líder de mercado na categoria, feito pela montadora alemã, em 2014. Na ocasião, o Palio vendeu 183.736 unidades, uma vantagem de apenas 381 unidades em relação ao Gol.
O carro que deve substituir o modelo aposentado da Fiat na sua linha de produtos é o Argo, lançado em maio de 2017. No ano passado, o Palio teve 20.128 unidades vendidas, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ocupando o 32º lugar – o líder de vendas foi o Onix, da GM.
A mudança acompanha o que a empresa chama de “Nova Fiat”, cujo destaque está em uma plataforma renovada de produtos, segundo informações da QUATRO RODAS. A linha é composta por Mobi, Argo, Cronos, Toro e, futuramente, terá uma nova picape compacta. Palio e Punto, que também foi descontinuado foram apenas os primeiros de uma lista que ainda pode contar com Weekend, Grand Siena e Doblò, mesmo que esses ainda estejam no configurador da marca.