A Fiat anunciou nesta quinta-feira o recall de 13.384 unidades dos veículos Uno, Novo Palio e Grand Siena pela falha em airbags – em caso de colisão, há risco de o equipamento de segurança provocar a dispersão de fragmentos metálicos, que podem causar ferimentos graves ou mesmo fatais aos ocupantes do carro.
Os veículos envolvidos no chamamento incluem o Fiat Uno, ano/modelo 2010 a 2012, com 11.447 unidades afetadas pela falha. Completam a lista o Novo Palio, com 1.700 veículos, e o Grand Siena, com 237 unidades – ambos veículos são do ano/modelo 2012.
Os consumidores podem agendar visita a concessionária a partir do dia 15 de janeiro. A análise, verificação e, se necessária, substituição dos airbags será feita gratuitamente. O tempo estimado de reparo é de duas horas.
De acordo com o comunicado da Fiat, o defeito do airbag ocorre após eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade durante um longo período de tempo. Em caso de acidente, a excessiva pressão interna pode resultar na ruptura do airbag.
Para consultar os números dos chassis envolvidos ou obter outras informações, a empresa incentiva os consumidores a acessar o site ou contatá-los pela Central de Serviços ao Cliente Fiat no telefone 0800 707 1000.