Focus: inflação para 2017 sobe, mas ainda fica abaixo da meta

Estimativa dos economistas do mercado financeiro para IPCA vai de 2,95% para 2,98%; alta interrompe seis semanas consecutivas de quedas

Por Da redação
Atualizado em 9 out 2017, 08h59 - Publicado em 9 out 2017, 08h57

As estimativas do mercado financeiro para a inflação neste ano subiram de 2,95% para 2,98%, segundo os dados do Boletim Focus divulgados nesta segunda-feira. A alta interrompe seis semana seguidas de queda, e ocorre após a publicação do IPCA de setembro, na última sexta-feira. Apesar da alta, as expectativas permanecem abaixo do “piso” da meta estabelecida pelo governo para o ano – de 3%.

Já as apostas para o IPCA em 2018 seguiram em baixa, pela sexta semana consecutiva, para 4,02%. A meta em ambos os anos é de 4,5% – e há margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual, para mais ou para menos.

Na última sexta, o IBGE divulgou que a inflação subiu 0,19% em setembro, e registra uma alta de 1,78% nos nove primeiros meses do ano. É o menor acumulado para o período desde 1998. O grupo de alimentos teve o quinto mês consecutivo de queda, e tem sido a principal influência para segurar a alta nos preços. No sentido inverso está o grupo dos transportes, cujo principal impacto foi a alta da gasolina.

De acordo com o Focus, a estimativa de crescimento do PIB neste ano permanece em 0,70%. Para 2018, foi de 2,38% para 2,43%, a quinta alta semanal consecutiva.

As estimativas para a Selic permanecem em 7% em ambos os períodos – atualmente, a taxa está em 8,15%

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.