Focus: previsão de inflação cai após 5 semanas de alta

Analistas do mercado financeiro estimam que o IPCA encerrará o ano em 3,45%; a expectativa para o PIB subiu a 0,39%, após seis semanas de estabilidade

Por Da redação
28 ago 2017, 09h07

As estimativas do mercado financeiro para a inflação tiveram queda pela primeira vez após cinco semanas seguidas de alta. As apostas para o IPCA caíram de 3,51% para 3,45%, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira. O centro da meta definido pelo governo para este ano é de 4,5% – com piso de 3%, devido à faixa de tolerância de 1,5 ponto porcentual.

Em relação à expectativa para a atividade econômica, os analistas consultados pelo Focus subiram as previsões para o PIB em 2017 de 0,34% para 0,39%. O aumento acontece após seis semanas consecutivas de estabilidade. O IBGE divulga na sexta-feira o resultado do PIB do segundo trimestre do ano. A previsão para 2018 do Boletim Focus continua em 2%.

Os analistas também reduziram as estimativas para a taxa básica de juros – a Selic – de 7,50% para 7,25%. A baixa ocorre após 2 semanas de estabilidade. A Selic é usada como referência para várias taxas de juros no mercado financeiro. A taxa está atualmente em 9,25%,  e a próxima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), do Banco Central, está marcada para os dias 5 e 6 de setembro.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.