Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Gasolina chega ao menor valor desde fevereiro

Queda no ICMS e reduções feitas pela Petrobras devido a diminuição do preço petróleo impactam o valor na bomba; etanol e diesel também ficaram mais baratos

Por Da Redação Atualizado em 29 ago 2022, 14h50 - Publicado em 27 ago 2022, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brasil, Rio de Janeiro, RJ. 26/06/2012. Movimento de clientes nos postos de gasolina da zona sul do Rio de Janeiro. O reajuste de preços dos combustíveis foi mal recebido pelo mercado, que penalizou as ações da Petrobrás em quase 8%. - Crédito:MARCOS DE PAULA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:119451
    Gasolina cai ao menor valor desde fevereiro (Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)

    O valor da gasolina, no etanol e do diesel continuam a recuar nos postos de gasolina, aliviando um pouco o peso no bolso do consumidor. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o preço médio do litro da gasolina caiu de 5,40 reais para 5,25 reais. A queda de 2,8% fez com que o preços do combustível chegasse ao menor patamar desde fevereiro deste ano, quando era vendido a 5,17 em média no país. Segundo a ANP, foi a nona semana consecutiva de queda.

    Já o diesel passou de 7,05 reais para 6,93 reais, redução de 2%. É o preço mais baixo desde a semana encerrada em 18 de junho de 2022, quando o litro custava 6,91 reais. O etanol também recuou, custando em média 3,84 reais, uma queda de 3,5%.

    Em junho, os preços do litro do diesel e da gasolina alcançaram os maiores valores nominais pagos pelos consumidores para os combustíveis desde que a ANP passou a fazer levantamento semanal de preços, em 2004. Logo depois, com a aprovação da lei que estabelece teto de até 18% na alíquota de ICMS dos combustíveis. Com a lei em vigor, o imposto menor derrubou o preço da gasolina e do etanol. O diesel, que já tinha alíquotas próximas ao limite que foi estabelecido teve pouco impacto e passou a recuar após os reajustes de preços determinados pela Petrobras, que diminuíram o valor das refinarias.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.